O que postar nas REDES SOCIAIS?

Tempo de leitura: 7 minutos

Qual melhor estratégia para usar cada uma das redes sociais? Após publicarmos por aqui um post sobre Qual a melhor rede social para o meu negócio?, recebemos muitas perguntas sobre o que publicar nas redes sociais.

Como é sabido, as Redes Sociais se fortalecem cada vez mais e as marcas precisam se posicionar de forma constante e efetivamente conectada com seu público.

O objetivo é não só aumentar seus seguidores e, consequentemente, potenciais clientes, como também obter engajamento, ou seja, usuários que de fato assimilem a sua mensagem e interajam com a sua marca.

Para obter uma boa performance, é fundamental entender cada uma dessas redes, assim como saber se posicionar, pois cada uma delas possui a sua “personalidade”.

Ou seja, existe um modo mais adequado de alimentar as suas contas de acordo com a rede social correspondente. Vamos falar um pouco mais sobre isso!

Qual a Personalidade de cada Rede Social?

Você sabe como a audiência se comporta em cada uma das principais redes sociais?

Entender o perfil de cada mídia social e a forma de publicar conteúdo coerente com o ecossistema delas é fundamental. Por isso, listamos aqui as principais informações que você precisa saber sobre cada uma das principais redes sociais.

 

#Marketing no FACEBOOK

O que postar no Facebook? É possível ter um perfil no Facebook. Dentro deste perfil é que se criam as famosas FanPages. Ou seja, uma página para a sua marca ou negócio.

Se no seu perfil você é livre para publicar fotos pessoais,  pensamentos, notícias, etc..a Fanpage tem como propósito compartilhar publicações relacionadas ao seu negócio que podem ser interessantes para os seus seguidores. E isso, claro, varia de acordo com o negócio e o público alvo.

A função do Marketing no Facebook é usar a fanpage para divulgar, atrair, entreter e interagir com seus fãs. Também pode ser um canal de mensagens e avaliações dos seus fãs.

Além disso, existem os anúncios pagos do Facebook, onde é possível divulgar de forma segmentada, por exemplo, para seu bairro.

Marketing no Facebook: Ainda vale a pena investir nisso?

 

# Marketing no TWITTER

O que postar no Twitter? Este microblog é muito usado como ponte para outro conteúdo. Por exemplo, uma matéria. Você resume a sua matéria em 280 caracteres, adicionando o link para o tema que deseja divulgar.

O objetivo não é falar da sua marca em si, mas divulgar assuntos relevantes e dinâmicos através de links que possam criar uma reputação para sua marca.

Confira 3 dicas poderosas para fazer marketing no Twitter no vídeo abaixo:

#Marketing no INSTAGRAM

O que postar no Instagram? O foco do Instagram é especialmente imagem.

Publicar ótimas fotos é o que tornará o seu insta interessante. Porém não publique fotos sem contexto. Respeite uma lógica e conte a história por trás da sua publicação.

2 cliques e pronto! A foto que apareceu no seu Instagram conquistou mais 1 seguidor.

Qual a real importância disso? Qual o valor de ter seguidores, como consegui-los, o que apresentar a eles no insta da sua marca ou como usar os dados obtidos através dessa rede social?

Cada vez mais surgem novas redes, mas algumas figuram no topo dos trabalhos de SMM (Social Media Marketing).

Junto com Facebook e Twitter, o Instagram vem ganhando mais e mais espaço, ampliando as possibilidades de negócios.

Para saber mais sobre marketing no instagram, confira:

Marketing no Instagram – Como usar uma estratégia que funcione?

# Marketing no PINTEREST

O que postar no Pinterest? Se o Instagram é uma das redes sociais que mais crescem diante da interação com as fotos dos usuários, não se esqueça que o Pinterest também tem o seu valor.

Ao navegar pelo banco de imagens do Pinterest, o que se observa é o usuário arquivando as fotos que julgar mais interessante em suas pastas de ideias.

Ou seja, a foto é a sua grande isca. Ao clicar na foto, o usuário pode ser redirecionado à página de seu site, blog ou até mesmo perfil em outras redes sociais.

O Pinterest é ótimo para crossmedia*, ou seja, a intercomunicação entre redes.

Confira 3 estratégias inteligentes de usar o Pinterest no vídeo abaixo:

# Marketing no YOUTUBE

O que postar no Youtube? Como sabido, o Youtube recebe cada vez mais visitantes e usuários, sendo um dos maiores buscadores de vídeo. Assim, é de esperar que sua marca só tem a ganhar caso decida alimentar um canal no Youtube.

E isso traz uma vantagem considerável pois por enquanto é muito mais fácil otimizar um vídeo no Youtube do que uma expressão no Google.

Logo, ao optar por criar um canal, planeje qual será o seu objetivo. Instruir atuais clientes? Atrair novos através de dicas relevantes? Divulgar vídeos sobre sua marca ou sobre seu negócio?

O vídeo precisa ser produzido com capricho, zelando por boa qualidade de imagem e audio. É necessário equipamento apropriado e profissionalismo na dose certa para que o seu canal não deponha contra sua marca.

Saiba mais sobre o poder do video marketing para empresas no post abaixo:

Vídeo Marketing para Empresas

# Marketing no Linkedin

O que postar no Linkedin? O Linkedin Marketing em sendo cada vez mais utilizado por profissionais pois essa é uma rede pensada especialmente no segmento de carreiras e ambientes corporativos.

Profissionais publicam suas qualidades/currículos, estabelecem network (rede de contatos profissionais), assim como Empresas reforçam seus valores e perfis através de uma alimentação que traduza a personalidade da marca.

Se você for alimentar uma conta no Linkedin como profissional, pense no que seus empregadores gostariam de encontrar nesta página caso estivesse em busca de uma pessoa como você?

Se você for alimentar uma conta no Linkedin como marca, pense qual tipo de mensagem seria interessante associar ao seu perfil.

É válido também expor informações de como a marca está inserida no mercado através de eventos, palestras, seminários, etc..ao mesmo tempo que promove conteúdo relevante através de links de parceiros ou de seu próprio blog/site

O que precisa ter em mente é que esta é uma rede social profissional, com um tom diferente, voltado a um público majoritariamente corporativo.

Linkedin Marketing: O Segredo das Principais Estratégias e Como Usá-las

# 3 Dicas para Alavancar sua Performance nas Redes Sociais

O que postar para ter resultado nas redes sociais? O uso de redes sociais está intimamente ligado a 3 dicas fundamentais para geração de tráfego de qualidade para sua marca.

1 – Seja frequente

A proposta das redes sociais é que sejam atualizadas.

Por isso, todas as redes precisam ser atualizadas impreterivelmente todos os dias.

Isso dará mais presença à sua marca, estendendo seu alcance e potencializando as chances de maior engajamento.

2- Seja humano

Quem já não ouviu que as pessoas não gostam de falar com “coisas”, mas sim com “pessoas”

Logo, em vez de focar apenas na sua “marca”, mostre o lado humano de quem está por trás dela.

Isso tende a criar muito mais conexão e legitimidade para suas contas nas redes sociais.

3 – Compartilhe o que realmente vale a pena

Tenha uma estratégia. Defina seu público e estude o que realmente é interessante e relevante para sua audiência.

O objetivo é que suas publicações sejam compartilhadas e, para isso, é preciso oferecer conteúdo de valor.

Não publique apenas por publicar, mas sim por notar uma importância, um impacto emocional, uma imagem que cative, ou uma informação que o orgulhe. Portanto, seja responsável e criterioso com suas publicações 😉

# Melhor Estratégia para usar as Redes Sociais

E, uma vez que está bem claro o que publicar e como se comportar em cada uma das redes, existe sim uma estratégia inteligente para se posicionar de forma estratégica.

É sobre isso que falamos no post abaixo. Continue a leitura em:

O Que Publicar nas Redes Sociais?

Precisando de uma agência de marketing digital para redes sociais? Entre em contato agora com o setor comercial da Agência do Site e solicite uma proposta.

 

Criado em Janeiro de 2017. Atualizado em Junho de 2019.