Vantagens das redes sociais podem ser muito mais amplas, mas para facilitar vamos resumir em 3 principais já que as demais na maior parte das vezes resultam dessas aqui expostas.
Veja agora as 3 principais vantagens de cuidar das suas redes sociais
Vantagem das redes sociais 1 – Entenda sua concorrência
Quem são seus principais concorrentes? Quais são aqueles mais fortes em sua área, que detêm boa parte da fatia do mercado? Quem são os seguidores desses concorrentes?
As redes sociais são um terreno fértil e eficaz para o benchmark, que nada mais é do que a análise criteriosa da sua concorrência. Isso porque o conteúdo, os seguidores e as informações são públicas.
É como dizem: todos recebem as mesmas informações, mas o que cada um faz com elas é que cria o diferencial.
Então, busque vantagem competitiva para o seu negócio através desse mundo de informações poderosas que podem ser obtidas nas redes sociais.
Uma das estratégias possíveis é analisar os dados fornecidos pelas redes sociais dessas referências:
- quais as matérias importantes relacionadas
- quais assuntos são procurados no seu ramo
- quais anúncios geram maior engajamento para a sua audiência
- que linguagem utilizam
- quais conteúdos geram maior impacto e
- de que forma isso pode ser assumir a sua personalidade e identidade para ser transmitido de forma clara para seus consumidores.
Vantagem das redes sociais 2 – Multiplicidade
Vamos imaginar que você está montando uma loja em um bairro concorrido, mas que concentra a maior quantidade de compradores do estado. Porém nesse grupo há compradores apenas de camisas e compradores de casacos, qual opção você comercializaria? Apenas camisas? Apenas casacos? Ou ambos?
Deixando todo o relativismo de lado, a ideia dessa história é que quanto maior for a quantidade de perfis atendidos, muito maior será a oportunidade de negócios. O público é muito diverso, cada indivíduo possui uma preferência. Se você conseguir chegar a cada um deles, o seu alcance será muito mais expressivo.
Com as redes sociais não é diferente. Cada rede social possui uma “pegada”. Se você conseguir entender cada uma delas e se posicionar adequadamente, suas chances de contato serão bem maiores.
No seu público-alvo há quem prefira vídeos, quem prefira foto, texto ou outra forma de arte. O segredo é levar sua mensagem conforme a preferência de comunicação. Sabemos que o Twitter precisa ser curto e pontual, enquanto o Instagram é altamente visual, por exemplo.
Você pode conferir nosso post sobre o que postar em cada rede social ou, ainda, se estiver em dúvida sobre qual rede social usar em meu negócio, não deixe de conferir a matéria.
Fato é que quanto mais múltipla for a sua forma de comunicação, muito maior será a sua audiência. E, quanto mais assertiva for a sua mensagem, muito maior será a sua chance de conversão.
Entenda agora de que forma isso pode potencializar os seus lucros:
Vantagem das redes sociais 3 –
Potencialize os lucros em 4 dicas!
Quando você utiliza as redes sociais como uma ferramenta de relacionamento focada no marketing, obtém um leque de oportunidades.
Compartilhar conteúdo de valor, divulgar seu negócio, aumentar sua audiência, obter mais contatos, criar conexões e relevância para o seu negócio. Tudo isso, por si só, já demonstra o potencial de melhorar a performance do seu negócio. Mas é claro que nada disso adianta se a sua atuação não for de ótima qualidade.
Para que as suas redes sociais gerem melhores resultados, atente-se para esses 4 passos:
1o – Conteúdo top!
Se você vende sapatos, por exemplo, não adianta dar dicas de dieta. Mesmo que isso seja interessante e seja uma das dúvidas mais frequentes, não tem relação com o seu negócio e não criará conexão com sua marca. Busque coerência.
Faça uma lista dos seus principais produtos e serviços, pesquise quais as principais dúvidas em relação a eles e apresente soluções de valor.
Exemplo: Numa loja de sapatos, repare nas principais dúvidas obtidas em pesquisa:
- como conservar os seus sapatos de couro por mais tempo?
- como evitar que a cor do sapato desbote?
- compensa trocar o salto em um sapateiro para não perder o sapato? O que pode ser errado?
- como escolher o sapato de acordo com o formato do seu pé?
- como evitar mau cheiro no sapato?
- quais os sapatos preferidos do público masculino/feminino?
- qual o preço justo de um bom sapato?
Forneça bons materiais, entrevistas de especialistas, publicações, sugestões de usabilidade, enfim, todo tipo de material que agrade o seu público-alvo, despertando a vontade nele de acompanhar as suas redes sociais.
2o – Pesquisa
Acompanhe grupos e fórum de discussões para entender o que é polêmico, interessante ou irrelevante para o seu público.
Participe de comunidades correlatas e receba as mesmas informações que os usuários do seu mercado que estão conectados com as redes.
3o – Integração
Garanta que seu alcance seja o maior possível. Logo, compartilhe e gere tráfego para seu site, leve seus usuários para sua lista de contatos e crie relacionamento através de uma integração muito bem feira.
Mantenha suas redes sociais conectadas com seu website ou landing pages.
Sim, você pode qualificar os acessos advindos das redes sociais através de diversas landing pages, ou seja, página específicas que indicam o interesse de quem clicou nela por algo específico.
Se seus maiores clientes são professores, você pode divulgar uma página “você que é professor, clique e conheça[etc]”
O acesso através do Facebook a esta página cairá numa lista de professores configurada para receber atualizações nichadas e, portanto, com potencial muito maior de engajamento.
4o – Métricas
Toda ação gera uma reação, certo? Logo, o que você faz nas redes sociais não é diferente. Gera dados.
Esses dados precisam ser analisados e comparados. Cada audiência possui um comportamento e você só a conhecerá validando suas ideias. Teste e mensure. Ajuste, aperfeiçoe e depois teste novamente. Isso é um processo contínuo pois o consumidor é muito dinâmico, mas as redes sociais poderão ser sem dúvida um grande termômetro.
Agora que você entendeu as vantagens das redes sociais, não deixe de conferir posts complementares como:
- Marketing em Redes Sociais – Será que realmente precisa estar nelas??
Procurando uma empresa para cuidar do marketing em redes sociais para você?
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Você pode conhecer nossos planos de marketing e falar com um dos nossos consultores em marketing em redes sociais, além de outras estratégias como:
- Criação do site
- Criação do blog, que será uma peça-chave na sua estratégia de marketing de conteúdo.
- Estratégias de marketing digital como:
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