Qual a melhor cor para usar no seu logo (logotipo ou logomarca)? Que tal entender algumas possíveis associações existentes por trás de cada cor e beneficiar sua marca através de escolhas mais estratégicas?
Se você não tem certeza sobre como escolher as cores mais apropriadas, confira esse post até o final.
Se as cores provocam emoções e criam conexões entre público e marcas, não é à toa que muitas marcas investem esforços na escolha das cores mais apropriadas para a sua identidade visual. Nesse post, vamos falar sobre:
-
- As cores e o marketing
- Definições importantes sobre cor
- Diferença entre cores quentes e cores frias
- Pantone, CMYK e RGB
- Harmonia das Cores: Dados sobre teoria das cores
- Significados e associações (confira o infográfico!)
- Paleta de Cores
- Como escolher a melhor identidade visual?
As Cores e o Marketing
Se o jogo de cores pode influenciar na percepção da audiência, é natural que o marketing
seja criterioso ao promover qualquer tipo de comunicação no que diz respeito ao uso de cores.
Em termos práticos, isso significa que uma campanha interessada em provocar uma determinada reação no público busca a utilização de cores visando esse objetivo.
É o clássico exemplo da composição amarelo, ligado à felicidade, com o vermelho, ligado ao desejo, para despertar essas emoções em materiais relacionados à alimentação e estimular tal consumo.
As cores valorizam a mensagem e endossam os objetivos desejados. Por isso, considere quais são as suas intenções e avalie quais cores podem ajudar a reforçar a sua mensagem.
Cor: Definições Importantes
A luz refletida nos objetos ou absorvida por eles produz a percepção de cor.
As 7 cores do espectro da luz sobrepostas resultam no branco, assim como a ausência de luz é traduzida na cor preta.
A cor pode ser primária (vermelho, azul e amarelo) bem como resultar da junção de 2 delas (secundárias) ou até mais.
As cores possuem essencialmente estas características:
Tom – quantidade de luz presente
Matiz – tonalidade das cores (nome da cor)
Intensidade – brilho forte ou fraco
Cores Quentes e Cores Frias
Cores podem transmitir uma sensação mais estimulante (quentes) ou calmantes (frias).
Dentre as cores quentes, figuram amarelo e vermelho, ao passo que azul e verde são normalmente tidas como cores frias.
Naturalmente, o tom da cor pode mudar essa percepção. Um verde fluorescente, por exemplo, é mais quente que frio.
Pantone, CMYK e RGB
A escala Pantone é um sistema universal para identificação das cores a partir de uma escala numérica.
CMY – Escala para impressão
CMYK é referente às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto) – um padrão de quatro cores primárias que possibilitam ilimitadas variações, usado para impressão em papel haja visto que 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.
RGB – Escala para fins digitais
RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul), utilizado para exibição em monitores como tablets, computadores e smartphones.
Esta diferença de padrão resulta numa mesma imagem vista no monitor com tonalidade das cores diferentes ao ser impressa.
Alguns programas gráficos como o Corel Draw incorporam filtros, que tentam mostrar no monitor a imagem exatamente como será impressa.
Dica: Valide seu logo na escala cmyk pois a escala rgb apresentará cores notadas apenas nas telas. A impressão provavelmente apontará diferenças na cor caso não seja utilizada a escala cmyk.
Harmonia das Cores
Para combinação mais apropriada de cores, há alguns métodos que variam desde uma composição de cores próximas a estratégias de composição de cores complementares.
A própria Adobe disponibiliza uma ferramenta online onde é possível explorar variações interessantes sejam alternando cores ou combinando tons monocromáticos.
Aspectos sobre Teoria das Cores
É possível adotar composições do disco de cores obedecendo um padrão análogo, monocromático, tríade, complementar, composto, sombras ou personalizado.
# Análogo
Cores análogas são aquelas mais próximas umas às outras, estabelecendo uma harmonia mais homogênea. Observe:
# Monocromático
No padrão monocromático, vários tons de uma única cor são utilizados na composição.
# Tríade
O padrão tríade diz respeito a uso de 3 cores equidistantes no círculo cromático (ou seja, mantem uma distância por igual entre si).
Vermelho, amarelo e azul fazem parte da tríade primária ao passo que verde, laranja e violeta compõem a tríade secundária.
# Complementar
Utilizar as cores opostas no círculo cromático indicam contrates bem selecionados. É claro que essa escolha deve ser sempre pensada de acordo com o contexto e propósito do segmento.
# Composto
Uma combinação similar ao padrão complementar, porém, adicionando cores próximas (vizinhas) ao jogo, suavizando a diferença.
# Sombras
O padrão de sombras utiliza uma mesma matiz, variando apenas a luminosidade, diferente do padrão monocromático, que varia também na saturação.
Significados e Psicologia das Cores
Não é regra a associação rígida de uma cor a uma sensação. Isso significa que uma mesma cor pode assumir até mesmo significados opostos dependendo da composição e do contexto.
O preto, por exemplo, pode ser tanto associado a uma conotação sombria ao mesmo tempo que pode ser referência de sofisticação e seriedade.
Existe uma relatividade. Por isso, não é saudável se prender a uma conotação específica, mas sim olhar de forma coordenada e sob diferentes ângulos e contextos.
Dito isso, seguem algumas possíveis correlações para os significados das cores.
Branco
Divindade, pureza, paz, limpeza.
A cor branca representa a junção de todas as cores do espectro. Não absorve nenhuma cor, mas sim reflete todas e, por isso, é a “cor da luz”
Normalmente, o branco consiste na aplicação monocromática de uma arte. Por exemplo, quando se deseja aplicar como uma marca d’água (transparente) ou toda branca para associar a peça à marca.
Cinza
Tédio, tristeza, seriedade.
A cor cinza está ligada, principalmente, à neutralidade.
Citada em algumas referências como uma cor sem emoção, a sua utilização acontece, por outro lado, principalmente quando se busca elegância.
Preto
Dor, temor, sofisticação.
Ao mesmo tempo que a cor preta pode representar poder e formalidade, há também uma associação ligada ao mistério e medo do desconhecido.
O uso dessa cor deve ser feito, acima de tudo, considerando o bom senso. Um projeto funerário, por exemplo, pode desconsiderar o preto. Mesmo que a marca tenha intenção de transmitir seriedade, vale ponderar que o luto é justamente um momento que carece conforto e tranquilidade e, não raro, são utilizadas cores como o azul, ligado à confiança e tranquilidade.
Azul
Confiança, intelectualidade, tranquilidade.
A cor azul remete especialmente a harmonia, serenidade e tranquilidade. No marketing, existe uma forte correlação com confiabilidade.
Grandes players que utilizam a cor azul predominantemente na sua identidade, normalmente, possuem a intenção de transmitir a mensagem de que seus produtos e serviços são confiáveis.
Verde
Bem estar, equilíbrio, segurança, vida.
A cor verde também está fortemente ligada à natureza, juventude, renovação e saúde.
Com tantas associações, não é de surpreender que a cor verde seja tão versátil. Seu uso nos mais diversos segmentos são permitidos tanto quando se deseja a predominância, bem como na composição com outras cores.
Amarelo
Alegria, iluminação, prosperidade, alerta.
A cor amarela possui associações diversas, desde a mensagem de alerta uma vez que se trata de uma cor bastante chamativa assim como em situações ligadas ao lúdico, recreação e otimismo.
A cor amarela também pode ser vinculada à prosperidade haja visto proximidade com dourado (a cor do ouro). E, ainda, é vinculada à inteligência vez que se trata de uma cor estimulante, incentivando raciocínio, criatividade e atividades mentais.
Vermelho
Energia, excitação, movimento, proibição, perigo, controle.
A cor vermelha é uma das mais quentes, podendo ser vinculada tanto a sensações positivas como paixão, quanto ao oposto (raiva).
A utilização da cor vermelha acontece especialmente quando se deseja estimular o desejo, não raro estando presentes em botões cta (ou seja, aqueles botões call to action presentes em sites, despertando o olhar para “clique aqui” ou “compre agora”).
Laranja
Recreação, fertilidade, luminosidade, humor, competição.
A cor laranja é utilizada quando se deseja transmitir sensações como vibração, animação, humor, sociabilidade, vitalidade, criatividade e atenção.
É possível notá-la especialmente quando contrastada com azul, uma das combinações mais estratégicas.
Violeta
Nobreza, poder, magia, luxo, vaidade.
A cor violeta mais clara indica o lilás, ambas são algumas das cores mais raras na natureza, fundamentando ainda mais a sensação de privilégio, raridade, aspectos muito associados à nobreza.
A cor violeta também está muito ligada ao místico e espiritualidade. Também encontra espaço em mercados específicos, quando se associa ao sentimento de vaidade ou luxo.
Rosa
Inocência, feminino, delicadeza, infância, doçura.
A cor rosa é, como você provavelmente sabe, uma cor tipicamente feminina. O que você talvez não saiba é que no passado era uma cor masculina e apenas após a revolução na moda em 1920 (“moda reformista”), o azul passou a figurar como uma cor masculina deixando o rosa para o gênero oposto.
A cor rosa é ideal para associações a doçuras, delícias, tornando-se comumente presente em sobremesas.
E, não é à toa, que por ser uma cor ligada à inocência, esteja presente em marcas infantis, especialmente quando desejam se conectar a meninas.
Marrom
Aconchego, madeira, natureza, rústico, decomposição.
Apesar de ser uma das cores mais rejeitadas, a cor marrom é extremamente estratégica quando se trata de projetos ligados à rusticidade e natureza.
Também utilizada quando se trata de produtos predominantemente dessa cor (chocolates, cafés), levando à sua utilização em empórios e espaços gastronômicos.
Paleta de Cores
Se você já chegou até aqui, sabe que a escolha de um padrão é extremamente importante para manter uma identidade e, especialmente, adotar uma coerência na comunicação da sua marca.
A harmonia entre cores é o precedente para estruturar a sua identidade visual.
Você pode usar uma ferramenta própria para receber sugestões, assim como mapear o que funciona no seu mercado.
Identificando o seu contexto, objetivos e, principalmente, os anseios do seu público, é possível arquitetar um padrão de cores que funcione tanto para a estética quanto para a consolidação comercial do seu negócio.
A paleta de cores começa a ser adotada no seu logotipo, norteando toda a sua comunicação visual, passando pelo desenvolvimento do site e marketing.
Para saber mais sobre identidade visual e branding, continue a leitura em:
Como escolher as melhores cores para sua identidade visual?
Agora que você já conhece alguns dos principais aspectos sobre a escolha de cores na identidade visual, avalie o impacto junto ao seu público.
As cores que você utiliza ajudam a transmitir a sua mensagem? Fortalecem o seu branding?
Caso ainda esteja criando o logotipo (ou logomarca) e construindo a sua marca, ou até mesmo reformulando, e precise do auxílio de profissionais, entre em contato com a nossa equipe.