Com certeza já ouviu falar em funil de vendas, mas o que é ao certo? Por que as empresas devem apostar nesta técnica? Será assim tão importante para que a empresa obtenha bons resultados? Neste artigo iremos esclarecer tudo sobre esta famosa técnica de venda, a qual tem trazido resultados mais do que positivos. Confira!
Você já tem em sua empresa um funil de vendas? Ainda não? Então está na hora de começar a desenvolvê-lo. Veja o que é e por que ele é importante para que a sua empresa consiga sobreviver nestes tempos de crise econômica.
O que é o funil de vendas?
Ouvimos falar muitas vezes que o funil de vendas é a base de um negócio. Mas afinal o que é? De um modo geral, se trata de todo o conjunto de etapas e gatilhos que dão suporte à compra. Ou seja, é todo o caminho que deve ser percorrido desde a abordagem do potencial cliente, até ao momento da compra / venda.
Quando conseguimos um bom funil, todo o processo de vendas é previsível, e ele é quase como uma escadinha, em que seguimos as etapas, uma a uma, até chegar ao último patamar.
Regra geral, esse processo consiste em 4 etapas. Vejamos quais elas são de forma resumida.
1ª ETAPA
A primeira etapa consiste no aprendizado e na descoberta. Nesta altura o potencial cliente ainda não sabe que existe um problema a ser resolvido, ou que poderá ter uma grande oportunidade de negócio pela frente.
Aqui deverá ser despertado o interesse do potencial cliente para um assunto. Isto abrirá caminho para que ele perceba que existe um problema, ou que poderá estar em causa um negócio bom para ele.
ETAPA 2
É durante essa etapa que o potencial cliente entende que realmente tem um problema a ser resolvido, ou que existe claramente uma oportunidade de negócio.
ETAPA 3
Aqui o potencial cliente já tem algumas soluções para o problema, e é durante essa etapa que ele avalia algumas das alternativas para que o problema seja solucionado.
Durante a etapa 3 do funil de vendas é crucial que consiga criar um senso de urgência no cliente, ou então poderá criar um impasse nele, colocando a venda em risco.
ETAPA 4
A etapa final é decidir-se pela compra. O cliente já comparou as opções que tem em cima da mesa, e vai decidir-se por uma delas. Por isso é importante que refira os grandes diferenciais competitivos de cada uma delas.
Funil de vendas é importante?
Para que consiga realizar vendas com sucesso é imprescindível saber todos os passos de compra do cliente, pois só assim saberá o que dizer e como agir em cada uma das etapas.
No marketing, assim como nas vendas, este funil permite que se trabalhe de uma forma alinhada, organizada, e previsível, resultando numa maior eficiência no que toca a conversão de clientes.
É desta forma que as empresas entregam valor para os seu leads, sendo o funil de vendas uma ferramenta indispensável para atingir os gatilhos responsáveis por finalizar em compra/venda.
O funil de vendas é especialmente importante quando se traça uma estratégia de Inbound Marketing. Entenda mais no post o que é inbound marketing