Você gostaria de ter mais contatos? Mais leads? Mais clientes? Mais visitas?
Se você respondeu sim, eu tenho uma pergunta: o seu público consegue te encontrar no Google? Você sabe o que é Google Ads?
O Google é um dos maiores geradores de oportunidades da web e, se você não estiver se beneficiando disso de algum modo, está mais do que na hora de começar a agir.
Aqui vamos listar as 5 melhores formas de você conquistar contatos através do Google!
DICA 1 – Pesquisas Locais – Google Meu Negócio
Vamos começar com as pesquisas locais! os famosos Mapas do Google.
A grande vantagem é para os negócios que são locais.
É possível cadastrar o seu endereço físico nos mapas do Google e, dessa forma, impactar usuários próximos à sua localização.
Quando você pesquisa, por exemplo, por uma farmácia, o Google exibe um mapinha com as farmácias mais próximas a localização apontado pelo GPS do seu aparelho.
Dessa forma, poderá visualizar o endereço, telefone e como chegar nas farmácias mais próximas ao usuário.
Se você tem um negócio local, por exemplo, uma loja física, um consultorio, um escritorio.. o seu primeiro passo deve ser o cadastro no Google Meu Negócio.
Já fizemos um post sobre isso, basta acessar esse conteúdo:
DICA 2 – Links Patrocinados no Google ou Google Ads
No topo das pesquisas, ficam os resultados do Google Ads.
Ali, é possível comprar algumas palavras-chaves associadas aos produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio.
Por exemplo, se você for um psicólogo, poderá comprar a palavra-chave “psicólogo para crianças em copacabana”
E quem digitar esse termo, poderá visualizar o seu site nas primeiras posições.
Quando algum usuário que estiver pesquisando no Google, clicar em seu anúncio, será descontado um determinado valor da sua campanha.
Tem palavras que custam centavos, e outras custam alguns reais. O custo de cada palavra é definido por leilão.
Ou seja, se o seu concorrente pagar até R$1,00 pelo clique, você poderá pagar um pouco mais e aparecer na frente dele.
Porém, outros fatores, como a qualidade dos anúncios, por exemplo, poderão influenciar no posicionamento.
A grande sacada nas campanhas patrocinadas é que você poderá acompanhar as conversões e identificar quais palavras-chaves estão gerando retorno.
Desse modo, você poderá focar nas palavras-chaves que geram clientes.. que geram vendas.. e remover aquelas que não são interessantes.
Para saber as melhores dicas para não perder dinheiro nessa estratégia, confira:
Google Ads: As 3 Dicas Para Você Não Perder Dinheiro na Campanha
DICA 3 – Resultados Normais (Busca Orgânica)
Agora vamos para as pesquisas orgânicas!
O seu site poderá ser indexado nos resultados normais. Porém, para ficar bem posicionado é necessário que se faça um trabalho de SEO, também conhecido como otimização de site.
Antigamente bastava fazer modificações na estrutura do seu site, conhecido como seo on page e conquistar alguns links externos de qualidade que já era possível conquistar bons resultados.
Hoje, você também deve monitorar e acompanhar o comportamento dos usuários em seu site.
São mais de 200 fatores que determinam o posicionamento de um site na busca orgânica do Google. Dentre eles, rapidamente podemos destacar:
– tempo de carregamento do site;
– utilização de certificado ssl;
– qualidade do servidor de hospedagem;
– tempo de permanência dos usuários em seu site;
– taxa de rejeição;
– headlines;
– qualidade do conteúdo;
– enfim.. são diversos fatores.
E não se iluda achando que você vai chegar no topo dos resultados de uma hora para outra.
Além da otimização, é necessário implementar um trabalho de marketing de conteúdo e conquista de links externos de qualidade.
Se você quiser saber mais dicas para otimizar seu site, confira o post sobre as 7 dicas para o site subir nos resultados normais do Google.
Agora tenha em mente que isso é um trabalho de médio a longo prazo.
Para resultados no curto prazo, você precisa comprar mídia, ou seja, investir na compra de tráfego pago através de campanhas no Google Ads.
DICA 4 – Remarketing
Se você não sabe o que significa remarketing, eu vou te explicar de uma forma bem simples.
Já reparou que quando você acessa um determinado produto de alguma loja virtual, aquele item parece que fica perseguindo você pela web?
Não importa a página que você acessa depois disso… o tal produto aparece lá!
Essa oferta vai te seguir em diversos sites, jornais ou canais que sejam parceiros do Google.
Dependendo do quanto você deseja, é bem provável que acabe clicando, mesmo que seja só para da uma nova espiadinha.
A verdade é que, segundo o Google, 97% dos usuários que acessam uma página pela 1a vez NÃO fazem nenhuma compra.
Após a criação do site, é necessário insistir, seguir… muitas vezes, requer vários dias até convencer o cliente a comprar de você.. ou seja..o Remarketing passa a ser um aliado para aumentar as suas vendas e conversões através da web.
DICA 5 – Rede de Display
Como você provavelmente já percebeu, milhões de sites exibem anúncios do Google através do Adsense.
O Adsense é uma forma de blogs se monetizarem.
O que isso significa?
Digamos que você crie um blog de esporte e configure a lateral do seu blog para exibir anúncios do Google.
Quando um visitante do blog clica nesse anúncio, o administrador, é claro,recebe dinheiro. Normalmente, alguns centavos por clique.
E, do outro lado, o anunciante do Google ele vai se beneficiar dessa exibição do seu produto esportivo em um blog de esportes, ou seja, uma fonte de trafego.. uma fonte de exposição bem segmentada.
A rede de display não serve apenas para Remarketing. Você também pode apostar ali para ser visto por públicos que não te conhecem, que ainda não acessaram o seu site, mas podem ser possíveis clientes.
Afinal, também é possível mapear público que se interesse pelo seu produto/serviço de acordo com os conteúdos que ele consome.
Por sinal, se você quer saber mais sobre como ganhar dinheiro com o blog, confira o post:
E aí? Como está sendo o seu retorno através do Google?
Qual dessas 5 dicas interessou mais? Deixe sua resposta nos comentários para produzirmos mais conteúdos do seu interesse!