Como Criar um Blog do Zero Passo a Passo

Como Criar um Blog do Zero Passo a Passo

Tempo de leitura: 11 minutos

Se você procura um passo a passo para criar blog, talvez esse post não seja para você. Como assim? É que na verdade, esse post é muito mais. É sobre sobre projetar e executar não apenas um blog do zero, mas um blog estratégico para quem deseja mais que um blog, para quem deseja resultado! Então, se você está nesse barco, boa leitura!

Passo a Passo para Criar Blog de Resultado

Blog é fundamental. Afinal, gera muito resultado (claro que apenas se você usar da maneira correta).

Veja como blog gera resultado de verdade

Para Criar o Blog, Entenda 3 Pontos.

 – Passo a passo para criar blog

Conheça o processo integral, e não apenas uma parte.

– Quem pode criar o blog

Delegue com estratégia, afinal disso dependerá o resultado. Confira dicas que poderão fazer toda a diferença.

– Cuidados após ter o blog pronto

Depois que o blog estiver pronto, o jogo está apenas começando.

1 – Passo a passo para criar blog

O blog é um site com páginas dinâmicas, conhecido pela postagem frequente de conteúdo no formato de artigos (ou mais propriamente: blog posts).

Se um dos maiores diferenciais é a publicação contínua de conteúdo, pense: qual o poder de um site que permite produção de conteúdo infinito?

Quanto mais conteúdo for publicado, mais chances de impactar mais e mais pessoas.

Só que muita gente se engana achanado que qualquer um pode começar um blog. De fato, qualquer um pode começar. Mas ter resultado e tornar o blog bem sucedido, isso já não é para todos.

Para que você não seja apenas mais um blog a mais na web, confira esse post até o final.

7 passos para Criar um Blog

Antes de listar dicas estratégicas para seu blog ter sucesso, vamos deixar claro quais são os passos que precisam ser seguidos para colocar o seu blog no ar da forma certa.

1o passo: Registrar domínio

Ter o endereço www que apontará para seu blog é, sem dúvida, o 1o passo a ser tomado.

Falamos mais sobre o que é domínio aqui:

O que é registro de domínio

2o passo: Ativar uma conta de hospedagem

Após ter definido o domínio do seu blog, você precisará de uma conta de hospedagem em um bom provedor.

Explicamos o que é hospedagem aqui:

O que é hospedagem de site

Basicamente, você precisa de um espaço para armazenar os arquivos do site, mantendo o seu blog no ar.

3o passo: Ter um logotipo

O logotipo é a base de uma identidade visual.

Um blog é uma marca.

Mesmo que você não tenha grandes pretensões com o blog, não há como fugir.

Mesmo que seja apenas o seu nome, para vincular o conteúdo à sua personalidade, você precisará de um logo.

O logo é o símbolo que representa o blog.

O logo determinará as cores que deverão ser adotadas, bem como poderá ser a indicação do blog na web, desde redes sociais, menções em banners, como parceiro, enfim…o logo é sua identificação.

Então, não comece com o pé esquerdo e invista na criação de um logo profissional.

4o passo – Defina o objetivo

Pode parecer óbvio, mas muitos não percebem que definir o objetivo do blog logo nesta etapa inicial fará toda a diferença.

Isso porque nós mesmos já tivemos projetos quase prontos que precisaram recomeçar do zero, gerando todo um novo serviço, porque o cliente mudou de objetivo no meio do caminho.

No início, a pretensão era monetizar o site com Adsense. Depois, a estratégia mudou, tornando-se focada em gerar leads. Ao mudar o objetivo, todo o layout precisou ser refeito.

Logo, antes mesmo de iniciar a criação, analise qual o seu principal objetivo com o site?

  • Gerar mais contatos?
  • Redirecionar visitas para outro site?
  • Capturar e-mails?
  • Monetizar com anúncios?
  • Gerar autoridade?
  • Educar audiência?

Um blog até pode permitir todas as funções acima, porém ele é muito mais eficiente quando foca num único objetivo.

Para entender isso, basta avaliar por exemplo, qual dos comandos abaixo tende a ser mais eficiente:

  • Comando 1

Escolha uma das opções para o jantar:

( ) salada exótica

( ) carnes especiais

( ) massas exclusivas

( ) risotos gourmetizados.

  • Comando 2

Clique aqui e compre um jantar maravilhoso com 30% de desconto. Oportunidade única e por tempo limitado:

( ) comprar jantar exclusivo

O comando 2 tende a apresentar uma conversão muito maior porque quanto menos opções, mais direta e assertiva será a ação.

Isso é explicado amplamente pela psicologia dos Gatilhos Mentais. Por sinal, esse artigo é um dos mais completos que encontramos sobre o tema.

Em português, o livro Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini – é, sem dúvida, uma das melhores referências no assunto.

Se você quer mais de 1 objetivo, o ideal é um blog voltado para cada um desses objetivos.

O blog para monetização tem uma estrutura diferente do blog voltado para captura de leads.

Logo, defina seu objetivo com clareza para que o blog seja estratégico em seu desenvolvimento.

Se tiver mais de um objetivo, crie um blog para cada um desses objetivos.

5o passo – Escolha o Layout e Publicação dos arquivos

Tendo definido o objetivo, a escolha do layout se torna natural.

A estrutura do blog costuma seguir um padrão de navegação com menu, categorias, banners, conteúdo e rodapé.

Quanto mais simples, clean e objetivo o layout, melhor tente a ser a navegação e, naturalmente, a performance do blog.

Você pode desenvolver um blog do zero em PSD para depois personalizá-lo em uma plataforma dinâmica, como WordPress. Para isso, serão necessário conhecimentos de desenvolvimento web,

Você também pode comprar um template e fazer apenas a instalação na sua hospedagem. Para isso, necessitará de familiaridade com painel da conta de hospedagem, configuração de banco de dados, instalação do WordPress e personalizações através do código fonte (por exemplo: css, javascript,…)

Como deve imaginar, por mais que algumas pessoas preguem facilidades, um blog profissional requer sim conhecimentos de desenvolvimento web, os quais não são conquistados do dia para a noite.

Ah, a menos que você crie um blog gratuito em uma ferramenta gratuita como o blogger ou wix. Entretanto, uma desvantagem aqui é a mobilidade.

Se você quiser encerrar sua relação com uma dessas plataformas por qualquer motivo, você perderá todo o seu projeto.

Já quando você tem um blog profissional, em WordPress, por exemplo e deseja migrar de hospedagem, por exemplo, basta fazer um backup e transferir para qualquer outra hospedagem da sua preferência compatível com WordPress.

Sempre se pergunte:

  •  Você tem experiência com webdesign para definir quais combinações e adequações ideais para um bom layout?
  • Conforme o seu blog crescer, quais são as suas possibilidades para atualizações?
  • Como será trabalhada a segurança desse site?
  • Quais as possibilidades de implementar novas ferramentas e recursos?
  • Já pensou em produzir conteúdos diariamente por anos e, de repente, precisar recomeçar do zero?
  • A propósito, você tem opções de providenciar backups regulares do seu blog junto ao seu provedor de hospedagem? O que aconteceria se o provedor deixasse de atendê-lo, por exemplo?

Ao questionar os pontos acima, fica claro porque um blog profissional pode ser mais interessante do que criar um blog sozinho 

6o passo – Alimentação do Blog e Otimização

Depois que o site estiver pronto no ar, é hora da ação!

Se você tiver um blog profissional, numa plataforma intuitiva, provavelmente não precisará de conhecimentos avançados de desenvolvimento web.

Basta um suporte para que adquira a familiaridade com o sistema. Ou, caso esteja fazendo por conta própria, precisará aprender a alimentar o blog da mesma forma: pesquisando e testando.

Para alimentar o blog, é interessante preparar um calendário de postagens, definindo temas principais e informações acessórias.

Para definir os conteúdos, alinhe o objetivo do blog com os interesses e necessidades do seu público-alvo.

Para que seu blog seja cada vez mais relevante para seu público, publique posts otimizados, ou seja, posts amigáveis para o Google.

Tornar posts o mais amigável possível é o que se denomina otimização de conteúdo.

Há uma série de ações interessantes a serem adotadas no post que sinalizam um bom SEO. Esse não é o tema central desse post, falaremos disso mais adiante.

Mas podemos adiantar que existem plugins orientando quais medidas você pode adotar no post para melhorar a indexação. Estamos falando isso considerando que seu blog é em WordPress.

Daí a importância de boa plataforma, que possibilite incrementar com recursos e melhorar a performance e usabilidade do blog.

7o passo – Divulgação

Por fim, o passo final a seguir está na divulgação.

Permitir o compartilhamento dos posts nas redes sociais e usá-las a seu favor é fundamental para aumentar o alcance dos seus artigos.

Trabalhar na divulgação dos links e conquistar links externos também poderá aumentar cada vez mais a relevância do blog.

Disponibilizar banners de divulgação do seu blog a parceiros e sites/blogs do segmento para ampliar a visibilidade do seu blog também é muito benéfico.

A troca e conquista de links faz parte de estratégias de Link Building, que ainda é um dos meios mais eficientes para ampliar a divulgação do blog.

Você pode trocar guests posts com outros blogs do mesmo tamanho que o seu. Relacione-se com outros blogueiros do seu nicho, comente, engaje e crie reciprocidade.

Quanto mais blogs do seu segmento tiverem links apontando para o seu blog, mais relevante o seu blog tende a ser visto pelo algoritmo de busca do Google.

Quanto maiores forem as métricas do seu blog, melhor tende a ser o posicionamento conquistado por ele.

Lembrando que as ações listadas acima consideram estratégias orgânicas para aumentar os acessos do seu blog. Você também poderá investir em anúncios, ou seja, fazer uso do tráfego pago para alavancar seus resultados.

2 – Quem pode criar um blog?

Se você leu até aqui, já sabe que qualquer um pode criar um blog. Mas um bom blog? Aí, já não é tão simples assim.

Para ter um blog de qualidade no curto prazo, contar com uma empresa especializada pode fazer toda a diferença.

O sucesso de um blog está no conteúdo de qualidade. Essa será uma de suas principais preocupações. Quanto mais puder focar nisso, melhor será a performance do blog.

E, por isso, ter uma estrutura por trás nada mais é do que uma estratégia para alavancar o seu blog.

Contar com o suporte especialmente no início pode fazer com que você ganhe mais tempo, possibilitando mais resultado com menos esforço.

Quer saber mais sobre como contratar uma empresa para criar seu projeto de blog? Indicamos as principais dicas para evitar que você caia numa furada digital aqui:

Como escapar de uma furada na hora de escolher uma empresa para desenvolver seu blog

3– Cuidados após ter o blog pronto

Após muita dedicação e carinho, o blog ficou pronto, no ar, você está alimentando e divulgando.

Tudo certo?

Bom, vamos antecipar aqui alguns cuidados que você precisa ter em mente.

– Atualização

Por mais que você tenha escolhido uma boa plataforma e seu site seja muito atual, ele não será atual para sempre.

Ainda mais levando em conta que a essência de qualquer tecnologia é se aprimorar cada vez mais para que não se torne algo ultrapassado.

Com o blog, não será diferente.

De tempos em tempos, preocupe-se em atualizar plataformas e plugins. Isso será crucial para mantê-lo mais seguro.

– Segurança

Falando em segurança, já falamos amplamente aqui sobre:

Como manter um site seguro

– Backups

Imagine a frustração de perder o seu blog após 5 anos de trabalho, por exemplo? Mais de 300 posts no ar, por exemplo.

Alertamos sobre isso aqui:

Meu site sumiu! E agora?

Contratando uma empresa para criar blog!

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Post criado em outubro de 2017. Atualizado em outubro de 2020.