Como criar um blog (Passo a passo)

Tempo de leitura: 10 minutos

Passo a passo para criar um blog

Blog é fundamental.

Seja para uma empresa, para fins pessoais, ou como um negócio, criar blog tem se tornado cada vez mais importante.

Aqui nesse post não vamos nos aprofundar tanto nisso, você pode entender mais aqui:

Blog – como isso virou um negócio de sucesso

Se você já sabe porque é necessário ter um blog, então provavelmente agora terá algumas grandes questões a serem respondidas, tais como:

3 principais perguntas quando você precisa criar o blog

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1 – Passo a passo para criar blog

2 – Quem pode criar o blog

3 – Cuidados após ter o blog pronto

1 – Passo a passo para criar blog

O blog é um site, ou seja, uma página que ficará pública na web.

O diferencial é que o blog visa publicação mais constante de conteúdo.

Além disso, qualquer pessoa pode decidir ter um blog.

Para que você não seja apenas mais um blog a mais na web, vale observar algumas dicas para ter sucesso com o seu.

Mas, antes disso, é importante deixar claro quais são os passos que precisam ser seguidos para colocar o seu blog no ar.

7 passos para criar um blog

1o passo: Registrar domínio

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Ter o endereço www que apontará para seu blog é, sem dúvida, o 1o passo a ser tomado.

Falamos mais sobre o que é domínio aqui:

O que é registro de domínio

2o passo: Ativar uma conta de hospedagem

Após ter definido o domínio do seu blog, você precisará de uma conta de hospedagem em um bom provedor.

Explicamos o que é hospedagem aqui:

O que é hospedagem de site

Basicamente, você precisa de um espaço para armazenar os arquivos do site, mantendo o seu blog no ar.

3o passo: Ter um logotipo

O logotipo é a base de uma identidade visual.

Um blog é uma marca.

Mesmo que você não tenha grandes pretensões com o blog, não há como fugir.

Mesmo que seja apenas o seu nome, para vincular o conteúdo à sua personalidade, você precisará de um logo.

O logo é o símbolo que representa o blog.

O logo determinará as cores que deverão ser adotadas, bem como poderá ser a indicação do blog na web, desde redes sociais, menções em banners, como parceiro, enfim…o logo é imprescindível.

Se você tem interesse em contratar uma empresa para desenvolver o seu logo, leia nosso post:

Como funciona a criação do logo aqui na Agência do Site

4o passo – Defina o objetivo

Pode parecer dispensável, mas definir o objetivo do blog logo nesta etapa inicial fará toda a diferença.

Isso porque já observamos projetos quase prontos que precisam recomeçar do zero, gerando todo um novo orçamento, porque o site foi desenvolvido com foco na captura de lead (o que é lead)

Porém o cliente decidiu depois que seria mais importante monetizar o site com Adsense. Mudando o objetivo, todo o layout precisou ser remodelado.

Logo, antes mesmo de iniciar a criação, analise qual o seu principal objetivo com o site?

  • Gerar mais contatos?
  • Redirecionar visitas para outro site?
  • Capturar e-mails?
  • Monetizar com anúncios?

Um blog até pode permitir todas as funções acima, porém ele é muito mais eficiente quando prima por uma delas.

Para entender isso, basta avaliar por exemplo, qual dos comandos abaixo tende a ser mais eficiente:

  • Comando 1

Escolha uma das opções para o jantar:

( ) salada exótica

( ) carnes especiais

( ) massas exclusivas

( ) risotos gourmetizados.

  • Comando 2

Clique aqui e compre um jantar maravilhoso com 30{99304095a9ae2d6502a9cd3bc363d025be5bf1e80ddf5ef020e7e351f5cabc8a} de desconto. Oportunidade única e por tempo limitado:

( ) comprar jantar exclusivo

O comando 2 tende a apresentar uma conversão muito maior porque quanto menos opções, mais direta e assertiva será a ação.

Isso é explicado amplamente pela psicologia dos Gatilhos Mentais. Por sinal, esse artigo é um dos mais completos que encontramos sobre o tema. Porém está em inglês.

Em português, o livro Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini – é, sem dúvida, uma das melhores referências no assunto.

Se você quer mais de 1 objetivo, o ideal é um blog voltado para cada um desses objetivos.

O blog para monetização tem uma estrutura diferente do blog voltado para captura de leads.

Logo, defina seu objetivo com clareza para que o blog seja estratégico em seu desenvolvimento.

Se tiver mais de um objetivo, a estratégia é criar um blog para cada um desses objetivos.

5o passo – Escolha o Layout e Publicação dos arquivos

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Tendo definido o objetivo, a escolha do layout se torna natural.

A estrutura do blog costuma seguir um padrão de navegação com menu, categorias, banners, conteúdo e rodapé.

Quanto mais simples, clean e objetivo o layout, melhor tente a ser a navegação e, naturalmente, a performance do blog.

Você pode desenvolver um blog do zero em PSD para depois personalizá-lo em uma plataforma dinâmica, como WordPress. Para isso, serão necessário conhecimentos avançados de desenvolvimento web,

Você também pode comprar um template e fazer apenas a instalação na sua hospedagem. Para isso, necessitará de familiaridade com painel da conta de hospedagem, configuração de banco de dados, instalação do WordPress e personalizações através do código fonte (por exemplo: css, javascript,…)

Como deve imaginar, por mais que algumas pessoas preguem facilidades, um blog profissional requer sim conhecimentos de desenvolvimento web, os quais não são conquistados do dia para a noite.

Ah, a menos que você crie um blog gratuito em uma ferramenta gratuita como o blogspot ou wix.

Porém isso pode depor contra o profissionalismo do site, além de trazer algumas limitações.

Sempre se pergunte:

  •  Você tem experiência com webdesign para definir quais combinações e adequações ideais para um bom layout?
  • Conforme o seu blog crescer, quais são as suas possibilidades para atualizações?
  • Como será trabalhada a segurança desse site?
  • Quais as possibilidades de implementar novas ferramentas e recursos?
  • Já pensou em produzir conteúdos diariamente por anos e, de repente, precisar recomeçar do zero?
  • A propósito, você tem opções de providenciar backups regulares do seu blog junto ao seu provedor de hospedagem? O que aconteceria se o provedor quebrasse, por exemplo?

Ao questionar os pontos acima, fica claro porque um blog profissional pode ser mais interessante do que criar um blog sozinho 

6o passo – Alimentação do Blog e Otimização

Como ficar na 1a página do Google
Como ficar na 1a página do Google

Depois que o site estiver pronto no ar, é hora da ação!

Se você tiver um blog profissional, com uma plataforma intuitiva, certamente não precisará de conhecimentos avançados de desenvolvimento web.

Basta um suporte para que adquira a familiaridade com o sistema. Ou, caso esteja fazendo por conta própria, precisará aprender a alimentar o blog da mesma forma: pesquisando e testando.

Para alimentar o blog, é interessante preparar um calendário de postagens, definindo temas principais e informações acessórias.

Para definir os conteúdos, deverá alinhar o objetivo do blog com os interesses e necessidades do seu público-alvo.

Para que seu blog seja cada vez mais relevante para seu público, publique posts otimizados, ou seja, posts amigáveis para o Google.

Tornar posts o mais amigável possível é o que se denomina otimização de conteúdo.

Há uma série de ações interessantes a serem adotadas no post que sinalizam um bom SEO. Esse não é o tema central desse post, falaremos disso mais adiante.

Mas também vale destacar que existem plugins orientando que medidas você pode adotar no post para melhorar a indexação. Estamos falando isso considerando que seu blog é em WordPress.

Daí a importância de boa plataforma, que possibilite incrementar com recursos e melhorar a performance do blog.

7o passo – Divulgação

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Por fim, o passo final a seguir está na divulgação.

Permitir o compartilhamento dos posts nas redes sociais e usá-las a seu favor é fundamental para aumentar o alcance dos seus artigos.

Trabalhar na divulgação dos links e conquistar links externos também poderá aumentar cada vez mais a relevância do blog.

Disponibilizar banners de divulgação do seu blog a parceiros e sites/blogs do segmento para ampliar a visibilidade do seu blog também é muito benéfico para o blog.

A troca e conquista de links faz parte de estratégias de Link Building, que ainda é um dos meios mais eficientes para ampliar a divulgação do blog.

Mas esse não é o foco desse post, falaremos mais sobre isso aqui. Inscreva-se na lista para não perder os próximos artigos.

2 – Quem pode criar um blog?

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Se você leu até aqui, já sabe que qualquer um pode criar um blog.

Mas um bom blog? Aí, já não é tão simples assim.

Para ter um blog de qualidade no curto prazo, contar com uma empresa especializada pode fazer toda a diferença.

O sucesso de um blog está no conteúdo de qualidade. Essa será uma de suas principais preocupações. Quanto mais puder focar nisso, melhor será a performance do blog.

E, por isso, ter uma estrutura por trás nada mais é do que uma estratégia para alavancar o seu blog.

Quer saber mais sobre como contratar uma empresa para criar seu projeto de blog? Indicamos as principais dicas para evitar que você caia numa furada digital aqui:

Como escapar de uma furada na hora de escolher uma empresa para desenvolver seu blog

3– Cuidados após ter o blog pronto

Empresa que faz site
Empresa que faz site

Após um forte trabalho, o blog ficou pronto, no ar, você está alimentando e divulgando.

Tudo certo?

Bom, vamos antecipar aqui alguns cuidados que você precisa ter.

– Atualização

Por mais que você tenha escolhido uma boa plataforma e seu site seja muito atual, ele não será atual para sempre.

Ainda mais levando em conta que a essência de qualquer tecnologia é se aprimorar cada vez mais para que não se torne algo ultrapassado.

Com o blog, não será diferente.

De tempos em tempos, preocupe-se em atualizar plataformas e plugins. Isso será crucial para manter o site mais seguro.

– Segurança

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Falando em segurança, já falamos amplamente aqui sobre:

Como manter um site seguro

– Backups

Imagine a frustração de perder o seu blog após 5 anos de trabalho, por exemplo? Mais de 300 posts no ar, por exemplo.

Alertamos sobre isso aqui:

Meu site sumiu! E agora?

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