Veja agora 5 coisas que você precisa saber para manter seu site seguro
Meu site foi hackeado! Invadiram meu site! Meu site está com vírus! Meu site não é seguro? O que faço??
Quem tem um site ou loja virtual provavelmente já passou por uma dessas situações, ou, se não passou, ao menos teve dúvida de como reagir ou – melhor – se prevenir contra situações como essa.
E quando falamos em segurança de site, é importante considerar alguns aspectos.
Leia esse post até o final para conseguir responder a isso:
- Qual o seu papel na segurança do seu site?
- Será que você precisa de um certificado ssl?
- Será que você precisa de um selo de segurança?
- Como manter o site seguro?
- Os 2 principais motivos para um site ser hackeado!
1 – A segurança depende primeiramente de você!
O primeiro pensamento que você precisa ter quando pensar na segurança do seu site é que o principal responsável por isso é você. Sim, isso mesmo.
Você precisa assegurar que todas as medidas sejam tomadas para que os dados trafegados por meio do site estejam protegidos. E a 1a brecha está no acesso ao painel administrativo do site.
Pense, quem recebe os dados para acessar esse painel? Quem deve se assegurar de que o acesso seja feito de forma segura?
Se você é o dono ou responsável por esse site, naturalmente será o primeiro a receber os dados. Feito isso, deve atualizar a senha de modo que já garantirá que apenas você tenha acesso ao painel administrativo. Ok, e agora?
Agora só você tem o acesso, certo? Então se alguém roubar a senha, é porque seu acesso não foi feito de forma segura. Responda a essas 3 perguntas:
- Sua senha é forte e, por isso, dificilmente quebrada por scripts maliciosos de roubo de senha?
- Você com certeza não acessou seu admin em locais públicos (hotel, sala de conferência, faculdade, eventos, palestras, reuniões externas)?
- A máquina (ou celular) no qual acessa o seu admin é segura? Utiliza antivírus atualizado com regularidade?
Se o seu acesso foi 100{99304095a9ae2d6502a9cd3bc363d025be5bf1e80ddf5ef020e7e351f5cabc8a} seguro sempre, então a falha está do outro lado, ou seja, na proteção do site.
O que é o Certificado de Segurança?
De forma resumida, o certificado SSL (ou famoso “cadeado de segurança”) faz a criptografia de troca de informação no site.
Ou seja, se o site tiver um fale conosco, por exemplo, os dados que o seu visitante inserirem ficarão protegidos por meio do HTTPS.
Inclusive, alertamos que o Chrome estava penalizando sites que não estivessem com o certificado. Entenda mais sobre o assunto (em menos de 2 minutos!!) acessando o post abaixo:
Falamos sobre SSL aqui: Certificado SSL
O que são selos de segurança? Quem tem certificado precisa de selo também??
Como dissemos acima, o Certificado de Segurança faz a criptografia de troca de informação, mas não corrige falhas de segurança no site.
Selos de segurança como site lock, por exemplo, funcionam como se fossem um antivirus do site; ele faz varredura, busca arquivos maliciosos e suspeitos, limpa e avisa se não conseguir.
Não deixe de ler sobre site lock no post: Site Seguro com Site Lock
Você ativa o https e implementa o selo de segurança. Maravilha! Basta?
Assim como o https não corrige falhas, nem sempre o selo de segurança será suficiente. O selo de segurança não corrigirá vulnerabilidades da plataforma, por exemplo. E vamos explicar no item abaixo o porquê!
Por que atualizar? E se não atualizar a plataforma do site?
Vamos simplificar comparando com um apartamento. Pense que você acabou de comprar ou alugar um apartamento e faz a mudança com sua família para um imóvel novinho.
Com o passar do tempo, as paredes ficam sujas, a hidráulica se desgasta, a elétrica já não está tão boa, o aparelho de ar está colocando sua conta de luz nas alturas e as fechaduras da porta estão empenando. O que deve ser feito então?
Naturalmente, manutenção! Ah sim, e não tem sentido chamar o pintor por exemplo que te entregou o apartamento para pintar novamente sem pagar a mais por isso, correto? É um novo serviço! (vamos explicar sobre isso mais adiante)
Com um site, não é diferente. Site sem manutenção ficará defasado, vulnerável e oneroso. Sim, ataques causam prejuízos porque você terá sua página off e ainda precisará de um tempo para analistas identificarem quais as vulnerabilidades e como serem corrigidas (se forem passíveis de correção) além do custo de mão de obra para esse serviço.
Pessoal, o site não se atualiza sozinho?? Como assim??
Não, o site não se atualiza sozinho e ninguém pode prever quando será necessário atualizar. Ninguém pode prever quais tecnologias surgirão e nem de quanto em quanto tempo. O que deve ser feito é monitorar, acompanhar as últimas atualizações e contratar um profissional experiente caso não tenha a expertise.
E o fato de um profissional ter desenvolvido o site não significa que ele é obrigado a te avisar ou até mesmo providenciar atualizações sem pagar a mais só porque criou o site, certo? São serviços diferentes a serem executados.
É como a comparação do apartamento. Não teria lógica o bombeiro que fez a hidráulica do apartamento entrar em contato de tempos em tempos para avisar que já está na hora de trocar a tubulação. Isso é algo que o usuário percebe com a usabilidade e deve sinalizar e cotar com um profissional
Updates são estratégicos para segurança
O tempo passa, novidades surgem e o responsável pelo site precisa ter em mente que atualizações periódicas de cms e de plugins utilizados no site são fundamentais.
Esses updates corrigem vulnerabilidades, bugs e incompatibilidades. Lembrando de sempre efetuar um backup antes de prosseguir, assim como contratar um profissional capacitado caso não tenha a expertise. Isso evitará brechas para hackers ou scripts maliciosos invadirem o seu site.
Quais são as 2 principais causas para um site ser hackeado?
E para encerrar esse post vamos passar um dado que provavelmente fará todo sentido para você agora!
A Agência do Site conta com o time da Zarphost para os serviços de hospedagem. Então, consultando quais as principais causas de ataques hackers nos sites geridos, chegamos a isso:
Por que os sites foram hackeados?
1o caso que mais gera site hackeado: Roubo de senha!
2o caso que mais gera site hackeado: Site desatualizado!
Bingo!
Acho que se você leu até aqui, já consegue responder com tranquilidade àquelas perguntas que relacionamos lá no início do post, certo?
E então!?
Já tem o seu site? A empresa que desenvolveu cuida da segurança do site para você?