Importância da palavra-chave para o seu blog

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabe qual é a importância da palavra-chave para o seu blog? Não? Então está no sítio certo. De fato, a palavra-chave é um dos assuntos mais importantes no que toca às técnicas de SEO no seu blog. Por isso mesmo reservamos esse post para lhe mostrar qual a sua importância, e como deve escolher a sua palavra-chave para o seu marketing digital correr da melhor forma. 

Com certeza, se você tem um blog, e já andou fazendo algumas pesquisas sobre o assunto, sabe que a palavra-chave se encontra na maior parte dos temas relacionados com as técnicas de SEO.

Estas técnicas de SEO são imprescindíveis para a sobrevivência de qualquer página na Internet, até porque é graças a elas que os blogs e sites se podem encontrar por parte dos usuários.

importância da palavra-chave para o seu blog e página

Entre essas técnicas aparece, precisamente, as palavras-chave. Elas são responsáveis pela maior parte dos esforços dos bloggers, exatamente pela importância da palavra-chave para o seu blog.

Qual a importância da palavra-chave para o seu blog?

Em termos gerais podemos afirmar que a palavra-chave é aquilo que as pessoas escrevem nas suas pesquisas. Definindo palavra-chave em termos mais técnicos, estamos falando de uma forma que os motores de busca têm para oferecer aos usuários as páginas que lhes interessam.

Daí a importância da palavra-chave para o seu blog. Sem ela, muito dificilmente os seus post aparecerão nos primeiros lugares dos motores de busca.

Essa palavra-chave deverá sintetizar todo o conteúdo oferecido no post em questão, e por essa mesma razão deve ter muito cuidado ao escolhê-las, e usá-las.

importância da palavra-chave para blog

Como encontrar a melhor palavra-chave para o meu Blog?

Agora que você já sabe qual é a importância da palavra-chave para o seu blog, é muito importante estar a par de como escolher, e como usar.

  1. Entenda como os usuários fazem a pesquisa

A primeira coisa a fazer é tentar entender como o seu público-alvo escreve nos motores de busca. Ou seja, quais palavras eles digitam quando estão buscando pelo assunto que estará tratando no seu post?

Saber como essas pessoas fazem a pesquisa vai ajudá-lo muito na escolha das palavras-chave corretas, além de conseguir alcançar mais pessoas, e as pessoas certas.

2. Não descarte palavras-chave que sejam mais específicas

Uma tendência muito grande dos bloggers é buscarem por uma palavra-chave que seja ampla, e que consiga um maior número de alcance. Mas a questão prende-se à concorrência.

A verdade é que nessas palavras-chave a concorrência é muita, e a probabilidade de você conseguir passar para os primeiros lugares dos motores de busca é muito baixa.

importância da palavra-chave para blog como escolher

Assim, usando uma palavra-chave mais específica, o que nós chamamos de long-tails keywords, ou palavras-chave de cauda longa, faz com que o seu Blog se torne numa referência para os motores de busca nessa palavra-chave.

Isso quer dizer que você será dos primeiros sites a aparecerem nessa palavra-chave. As pessoas não procuram tanto por ela? É verdade! Mas de que vale muitas pessoas se não chegam a alcançar o seu site? Aqui, menos é mais!

3. Escolha os melhores locais para escrever a sua palavra-chave

A posição da palavra-chave no texto também interfere muito com sua importância para as ferramentas de busca. O mais importante é que tente manter a palavra-chave o mais natural possível no texto.

Além disso, deve garantir de que ela se encontra:

  • Título
  • Descrição
  • Imagens
  • 1º parágrafo
  • Subtítulo
  • Ao longo do conteúdo de forma natural e não forçada

Agora que chegou ao fim da nossa explicação, parta para a escrita, e não se esqueça da importância da palavra-chave para o seu Blog.