Entender o que existe por trás de uma marca e como posicioná-la é fundamental quando se inicia um projeto de marketing na internet.
Isso porque um dos primeiros passos nessa jornada começa com a criação do logotipo, que precisa estar alinhado aos valores e objetivos da marca.
Talvez você já tenha ouvido…
Não adianta construir um prédio em terreno pobre. Semeie o seu terreno para dar sustentação ao seu prédio. Só assim não haverá limites para o seu crescimento.
MARCA
Entender a origem da marca, o processo de construção, a definição do logo, o branding e de que forma tudo isso se conecta com a sua identidade visual e o seu marketing podem ser os diferenciais que darão o tom da sua estratégia.
Origem do termo Marca
“Brandr” pode ser traduzido em ““para queimar”.
Do termo anglo-saxônico “brand”, a origem desse termo remonta ao início das relações econômicas, quando se marcava o gado para identificar a propriedade.
“Marcar” tornou-se cada vez mais estratégico quando determinados símbolos passaram a ser associados à qualidade do rebanho, tornando-o ainda mais valorizado.
Fica claro o nascimento do “branding”, ou seja, a percepção de marca, tão visada hoje por empresas de todos os portes.
Naquela época, quando se marcava o gado, o símbolo é o que chamamos de logo, e a associação à qualidade daquele gado quando se visualizava o logo é o que chamamos de branding.
Logo, Logotipo, Logomarca ou Marca
Abordamos com mais profundidade a diferença entre esses termos no post abaixo:
https://blog.agenciadosite.com.br/logo-logotipo-ou-logomarca/
O que é marca?
Segundo Kotler (1999, p.233):
Uma marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, que pretende identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos concorrentes. Um nome de marca é aquela parte da marca que pode ser pronunciada ou pronunciável.
Cronologia
Antiguidade – artesãos e artistas assinavam seu trabalho. Produtores precisavam identificar a origem dos seus produtos, padronizando com a sua marca.
Século XI – Do ponto de vista comercial, a identificação por meio de marca tornou-se obrigatório nas relações comerciais.
Século XIX – Pensando nas garantias dos consumidores ao adquirir um produto levando em conta sua marca, fizeram-se valer algumas leis visando essa proteção: Lei de Marcas de Mercadoria na Inglaterra (1862), a Lei Federal da Marca de Comércio nos EUA (1870) e a Lei para a Proteção de Marcas na Alemanha.
Século XX – O sucesso das marcas expandiu até que indústrias passaram a criar suas próprias marcas e divulgá-las, movendo esforços para a publicidade.
Crise de 1929 e pós-guerra – Com a forte concorrência, as marcas ganharam ainda mais espaço na comunicação mercadológica.
Emotional Branding – o conceito de Marca transcende o aspecto visual relacionado ao nome e símbolo, passando a colocar no centro da discussão as relações que podem ser estabelecidas entre ela e o consumidor.
O consumidor não se atém apenas ao produto em si, mas a uma série de atributos associados à marca correspondente.
BRANDING
Ao entender como as marcas cresceram e vem se tornando cada vez mais importante no cenário econômico, o Branding – gestão da marca – ganha mais força.
Branding é como o público vê uma marca.
Essa percepção é construída ao longo do tempo e resulta de uma série de fatores envolvendo marketing, administração e negócios.
Diferença entre Marketing e Branding
O Branding é a causa pela qual seu público consome a sua marca enquanto o Marketing é o processo que resulta nisso.
Branding define o caminho enquanto o Marketing define as táticas por trás dessa relação.
O Branding está muito mais ligado à lealdade e reputação do que às vendas em si.
O Marketing é a razão da venda enquanto o Branding é a razão da compra.
Por isso o Branding gera fãs ao passo que o Marketing gera leads e clientes.
O Branding é muito mais subjetivo enquanto o Marketing prima pela objetividade e resultados, especialmente o Marketing Digital, que se sustenta na performance e métricas.
Tarefa do Branding
O branding compreende diversas funções: desde investigação, estratégias, design e inovação até o efetivo gerenciamento constante da marca, com o objetivo não apenas de monitorar as relações com os respectivos públicos, como também aumentar o valor da marca, do ponto de vista econômico, simbólico e funcional.
A marca de uma empresa assume, portanto, diversos aspectos que são coordenados pelo Branding Management.
Naturalmente, o branding está conectado com as estratégias de marketing, fundamentais para promover e transmitir o DNA da marca.
Note pelo gráfico acima como a marca assume valores tanto do ponto de vista funcional e simbólico, como também pelo papel econômico dentro de um negócio, uma das bases de sua sustentação.
O que significa DNA da marca?
Trata-se da essência, do entendimento mais profundo a respeito de uma marca.
Por exemplo: o que vem à sua mente quando escuta Ferrari? Ou Nike? Que tal Petrobras?
Todas as ideias que passaram na sua cabeça são fruto do Branding.
É natural perceber que essas associações não acontecem de uma hora para outra, nem são estáticas.
O mundo é dinâmico e o branding naturalmente sofre influência dessas mudanças.
Etapas do processo de Branding
Antes de descrever um pouco no processo em que consiste o branding, vale observar o gráfico sobre o processo da marca:
12 passos para um Branding de sucesso
1 – Diagnóstico
Produto, ambiente mercadológico,publicidade/comunicação junto ao público e o comportamento dos gestores da marca/empresa fazem parte da análise inicial.
2 – Análise da marca do ponto de vista sonoro e visual
Nome e o design gráfico são aspectos igualmente importantes que permeiam todas as esferas aqui discutidas.
3 – Validação e/ou Repaginação
Qual a conclusão dos pontos analisados? Cabe uma adequação ou reformulação?
Aqui ressalvamos quando as marcas passam por releituras e reformulações em sua identidade para se adequar ao novo papel que assumem no mercado.
4 – Benchmark
Qualidade do produto ou serviço frente à concorrência,
5 – Múltiplos cenários
Percepção da marca do ponto de vista interno e externo.
6 – Diferenciação
Quais as vocações particulares da marca?
7 – Inovação
Como se destacar no cenário de forma única e relevante?
8 – Análise SWOT
Quais as forças e fraquezas do ponto de vista interno, assim como as oportunidades e ameaças no cenário externo?
9 – Promoção
Divulgação é uma necessidade autoexplicativa.
10 – Distribuição
De que forma a marca chega ao consumidor?
11 – Coerência
Como a marca se comporta no mercado considerando seus objetivos e valores?
12 – Clareza
A marca deve externar e reforçar a confiança, além de estar baseada na coerência de sua missão, na sua imagem, posicionamento, segmentação, público-alvo, enfim, deve manter uma unidade consistente de acordo com a cultura divulgada e estampada em seu slogan.
A Qualidade do Design e o seu Impacto no Branding
Quando se fala em Marca, é mais do que natural que o Design e a Identidade Visual façam parte da discussão.
A qualidade do design possui relação direta com a eficácia da marca
Assim como comentamos mais acima, há 3 valores interligados:
O valor funcional, que representa a aplicação do Design.
O valor simbólico, que considera os elementos gráficos.
O valor econômico, do ponto de vista financeiro.
Identidade Visual
A Identidade Visual representa a “roupagem” da marca e é responsável pela conexão visual entre a marca e o público.
Você confere tudo sobre identidade visual no post abaixo:
https://blog.agenciadosite.com.br/identidade-visual/
Relação entre Branding, Identidade Visual e Marketing
A Identidade Visual faz parte de todo o processo de Branding
No mapa abaixo, fica evidente como o logo é ator importante nas mais diversas estratégias de divulgação:
Uma vez entendido todo esses aspectos relacionados ao Branding, fica notório o impacto de tudo isso quando se pensa no Marketing.
O Marketing acontece nas estratégias de divulgação capazes de gerar vendas para um negócio.
O Marketing é bem sucedido quando o cliente encontra nele a satisfação das suas necessidades, fazendo com que consuma aquela marca.
Agora que você entende a importância do branding e do marketing, sabe que as estratégias de divulgação são vitais para uma marca. Para implementá-las, conte com uma agência qualificada. Será que uma agência de marketing digital funciona? Continue a leitura em:
https://blog.agenciadosite.com.br/agencia-de-marketing-digital-funciona/
Fontes:
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2467-1.pdf
https://pt.slideshare.net/MarcoRezende2/como-fazer-o-branding-eficaz-aberj