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Tudo sobre Marca e Branding

Diogo Albrecht 11 de abril de 2018 Comente! Branding, Marca
Tudo sobre Marca e Branding

Tempo de leitura: 8 minutos

Entender o que existe por trás de uma marca e como posicioná-la é fundamental quando se inicia um projeto de marketing na internet.

Isso porque um dos primeiros passos nessa jornada começa com a criação do logotipo, que precisa estar alinhado aos valores e objetivos da marca.

Talvez você já tenha ouvido…

Não adianta construir um prédio em terreno pobre. Semeie o seu terreno para dar sustentação ao seu prédio. Só assim não haverá limites para o seu crescimento.

MARCA

Entender a origem da marca, o processo de construção, a definição do logo, o branding e de que forma tudo isso se conecta com a sua identidade visual e o seu marketing podem ser os diferenciais que darão o tom da sua estratégia.

  • Origem do termo Marca

“Brandr” pode ser traduzido em ““para queimar”.

Do termo anglo-saxônico “brand”, a origem desse termo remonta ao início das relações econômicas, quando se marcava o gado para identificar a propriedade.

“Marcar” tornou-se cada vez mais estratégico quando determinados símbolos passaram a ser associados à qualidade do rebanho, tornando-o ainda mais valorizado.

Fica claro o nascimento do “branding”, ou seja, a percepção de marca, tão visada hoje por empresas de todos os portes.

Naquela época, quando se marcava o gado, o símbolo é o que chamamos de logo, e a associação à qualidade daquele gado quando se visualizava o logo é o que chamamos de branding.

  • Logo, Logotipo, Logomarca ou Marca

Abordamos com mais profundidade a diferença entre esses termos no post abaixo:

Logo, logotipo ou logomarca: Como isso afeta o negócio?

  • O que é marca?

Segundo Kotler (1999, p.233):

Uma marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, que pretende identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos concorrentes. Um nome de marca é aquela parte da marca que pode ser pronunciada ou pronunciável.

  • Cronologia

Antiguidade – artesãos e artistas assinavam seu trabalho. Produtores precisavam identificar a origem dos seus produtos, padronizando com a sua marca.

Século XI – Do ponto de vista comercial, a identificação por meio de marca tornou-se obrigatório nas relações comerciais.

Século XIX – Pensando nas garantias dos consumidores ao adquirir um produto levando em conta sua marca, fizeram-se valer algumas leis visando essa proteção: Lei de Marcas de Mercadoria na Inglaterra (1862), a Lei Federal da Marca de Comércio nos EUA (1870) e a Lei para a Proteção de Marcas na Alemanha.

Século XX – O sucesso das marcas expandiu até que indústrias passaram a criar suas próprias marcas e divulgá-las, movendo esforços para a publicidade.

Crise de 1929 e pós-guerra – Com a forte concorrência, as marcas ganharam ainda mais espaço na comunicação mercadológica.

Emotional Branding – o conceito de Marca transcende o aspecto visual relacionado ao nome e símbolo, passando a colocar no centro da discussão as relações que podem ser estabelecidas entre ela e o consumidor.

O consumidor não se atém apenas ao produto em si, mas a uma série de atributos associados à marca correspondente.

BRANDING

Ao entender como as marcas cresceram e vem se tornando cada vez mais importante no cenário econômico, o Branding – gestão da marca – ganha mais força.

Branding é como o público vê uma marca.

Essa percepção é construída ao longo do tempo e resulta de uma série de fatores envolvendo marketing, administração e negócios.

  • Diferença entre Marketing e Branding

O Branding é a causa pela qual seu público consome a sua marca enquanto o Marketing é o processo que resulta nisso.

Branding define o caminho enquanto o Marketing define as táticas por trás dessa relação.

O Branding está muito mais ligado à lealdade e reputação do que às vendas em si.

O Marketing é a razão da venda enquanto o Branding é a razão da compra.

Por isso o Branding gera fãs ao passo que o Marketing gera leads e clientes.

O Branding é muito mais subjetivo enquanto o Marketing prima pela objetividade e resultados, especialmente o Marketing Digital, que se sustenta na performance e métricas.

  • Tarefa do Branding

O branding compreende diversas funções: desde investigação, estratégias, design e inovação até o efetivo gerenciamento constante da marca, com o objetivo não apenas de monitorar as relações com os respectivos públicos, como também aumentar o valor da marca, do ponto de vista econômico, simbólico e funcional.

A marca de uma empresa assume, portanto, diversos aspectos que são coordenados pelo Branding Management.

Naturalmente, o branding está conectado com as estratégias de marketing, fundamentais para promover e transmitir o DNA da marca.

Note pelo gráfico acima como a marca assume valores tanto do ponto de vista funcional e simbólico, como também pelo papel econômico dentro de um negócio, uma das bases de sua sustentação.

O que significa DNA da marca?

Trata-se da essência, do entendimento mais profundo a respeito de uma marca.

Por exemplo: o que vem à sua mente quando escuta Ferrari? Ou Nike? Que tal Petrobras?

Todas as ideias que passaram na sua cabeça são fruto do Branding.

É natural perceber que essas associações não acontecem de uma hora para outra, nem são estáticas.

O mundo é dinâmico e o branding naturalmente sofre influência dessas mudanças.

  • Etapas do processo de Branding

Antes de descrever um pouco no processo em que consiste o branding, vale observar o gráfico sobre o processo da marca:

  • 12 passos para um Branding de sucesso

1 – Diagnóstico

Produto, ambiente mercadológico,publicidade/comunicação junto ao público e o comportamento dos gestores da marca/empresa fazem parte da análise inicial.

2 – Análise da marca do ponto de vista sonoro e visual

Nome e o design gráfico são aspectos igualmente importantes que permeiam todas as esferas aqui discutidas.

3 – Validação e/ou Repaginação

Qual a conclusão dos pontos analisados? Cabe uma adequação ou reformulação?

Aqui ressalvamos quando as marcas passam por releituras e reformulações em sua identidade para se adequar ao novo papel que assumem no mercado.

4 – Benchmark

Qualidade do produto ou serviço frente à concorrência,

5 – Múltiplos cenários

Percepção da marca do ponto de vista interno e externo.

6 – Diferenciação

Quais as vocações particulares da marca?

7 – Inovação

Como se destacar no cenário de forma única e relevante?

8 – Análise SWOT

Quais as forças e fraquezas do ponto de vista interno, assim como as oportunidades e ameaças no cenário externo?

9 – Promoção

Divulgação é uma necessidade autoexplicativa.

10 – Distribuição

De que forma a marca chega ao consumidor?

11 – Coerência

Como a marca se comporta no mercado considerando seus objetivos e valores?

12 – Clareza

A marca deve externar e reforçar a confiança, além de estar baseada na coerência de sua missão, na sua imagem, posicionamento, segmentação, público-alvo, enfim, deve manter uma unidade consistente de acordo com a cultura divulgada e estampada em seu slogan.

  • A Qualidade do Design e o seu Impacto no Branding

Quando se fala em Marca, é mais do que natural que o Design e a Identidade Visual façam parte da discussão.

A qualidade do design possui relação direta com a eficácia da marca

Assim como comentamos mais acima, há 3 valores interligados:

O valor funcional, que representa a aplicação do Design.

O valor simbólico, que considera os elementos gráficos.

O valor econômico, do ponto de vista financeiro.

Identidade Visual

A Identidade Visual representa a “roupagem” da marca e é responsável pela conexão visual entre a marca e o público.

Você confere tudo sobre identidade visual no post abaixo:

Identidade Visual: Melhores dicas

  • Relação entre Branding, Identidade Visual e Marketing

A Identidade Visual faz parte de todo o processo de Branding

No mapa abaixo, fica evidente como o logo é ator importante nas mais diversas estratégias de divulgação:

Uma vez entendido todo esses aspectos relacionados ao Branding, fica notório o impacto de tudo isso quando se pensa no Marketing.

O Marketing acontece nas estratégias de divulgação capazes de gerar vendas para um negócio.

O Marketing é bem sucedido quando o cliente encontra nele a satisfação das suas necessidades, fazendo com que consuma aquela marca.

Agora que você entende a importância do branding e do marketing, sabe que as estratégias de divulgação são vitais para uma marca. Para implementá-las, conte com uma agência qualificada. Será que uma agência de marketing digital funciona? Contine a leitura em:

Agência de Marketing Digital funciona?

Fontes:
A origem da Marca
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2467-1.pdf
https://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/historia-das-marcas
https://pt.slideshare.net/MarcoRezende2/como-fazer-o-branding-eficaz-aberj

Leitura focada

Sobre Diogo Albrecht

Diogo Albrecht é CEO e co-fundador da Agência do Site, empresa especializada em criação de sites, identidade visual e marketing digital.

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