Marketing para Clínica Médica Não Funciona

Marketing para Clínica Médica Não Funciona

Tempo de leitura: 8 minutos

Quando o assunto é marketing clínica médica, a pergunta que recebemos é:

Como clínicas médicas podem usar o marketing digital de forma inteligente para gerar mais negócios e crescer de forma sustentável?

É sobre isso que vamos falar por aqui, confira!

Online é realmente a melhor forma?

Existem diversas formas de gerar visibilidade para um negócio. Agora, qual é a melhor forma? Offline ou online?

Acha que vamos dizer “online, é claro”? Pois, não! Online não é, obrigatoriamente, a melhor forma.

Marketing digital é apenas um dos formatos já que não é novidade que a atenção das pessoas está cada vez mais nos dispositivos móveis, 100% conectadas e antenadas.

Mas então..por que a Netflix lançou uma revista impressa? Porque a Wine investe numa edição própria, entregue junto com os vinhos em seu clube de assinantes?

Não importa o formato ou canal, o conteúdo é distribuído de acordo com o público e a melhor forma de impactá-lo é fazer marketing de acordo com os hábitos de consumo do seu buyer persona, ou seja, a pessoa que compra a sua marca.

Online não é necessariamente a melhor forma, mas apenas uma das formas possíveis.

Sua grande vantagem é o poder de mensuração pois toda ação executada online deixa um rastro e gera métricas (quantos acessos, leads gerados, interações,  vendas, contatos?)

Dessa forma, é possível testar diversas ações, acompanhar qual gera mais resultado e escalar, ou seja, aumentar o investimento para impulsionar os resultados.

Marketing digital para clínica médica não funciona se não existir essa visão; não funciona para quem aposta em ações isoladas que supostamente trarão diversos pacientes; não funciona se não houver uma visão de longo prazo.

Como investir no formato online?

Se antes era necessário investir rios de dinheiro para ter direito a um espaço no comercial da TV, hoje qualquer um pode criar um canal no Youtube ou IGTV e se transformar num produtor de conteúdo. Na medida que se torna um influenciador no seu público, nasce uma oportunidade.

Além disso, os novos anunciantes podem fazer uso do Youtube Ads em vez de negociar através das tradicionais agências de marketing espaços vultosos na grande mídia.

Você também pode correr atrás daquele jornalista que é um grande influenciador em vez de depender das empresas de relações públicas/assessores de imprensa.

O formato online abriu um espaço preenchido por múltiplas estratégias de divulgação.

Sabendo desse oceano de oportunidades, o próximo passo é: como ter clareza sobre o caminho, o passo a passo a seguir para se beneficiar das oportunidades de negócio por meio do marketing clínica médica?

Uma das melhores formas de investir é mapear o caminho necessário para executar uma estratégia digital. Escolher um nicho, definir um objetivo, executar e mensurar.

Por exemplo: uma clínica dermatológica pode selecionar um serviço específico, mapear o público que consome esse serviço, produzir conteúdo de valor para esse público e distribui-lo. Quais são os problemas que esse público enfrenta e como o seu conhecimento pode ajudá-lo?

Construa essa audiência e mantenha  um relacionamento de valor pois em algum momento, ela estará pronta para dar o próximo passo, migrando do marketing para a venda.

Qual a Infraestrutura Digital Mínima?

Online é mais acessível, sim, e existem desde soluções gratuitas até contratação de serviços junto a agências digitais.

Todos podem “quebrar a cabeça” e aprender. Essa jornada não é mirabolante, mas também não é simples e consome muito tempo.

E se o tempo é o seu grande ativo, é possível agir com inteligência, focar em seu business e delegar esse operacional ao profissionais de marketing que não apenas atuam, mas respiram esse universo diariamente, contando com especialistas em cada uma das competências envolvidas em projetos de marketing (design gráfico, redator, webdeveloper, etc).

Para tocar qualquer projeto mínimo de marketing, é necessário ter uma estrutura digital mínima:

  • um site institucional projetado para o Google com todas as informações sobre o negócio, além de páginas destino segmentadas para produtos /serviços específicos.
  • um bom provedor de hospedagem que mantenham o site online;
  • um domínio (aquele famoso endereço www), incluindo até mesmo o domínio .med.br
  • investimento em produção de conteúdo
  • investimento em tráfego
  • investimento em ferramentas que conecte sua base de contatos, mídias e seu time de vendas.

Há diversos meios de gerar visibilidade, impactar usuários e gerar vendas.

A grande premissa naturalmente é construir audiência e impactar quem precisa do seu serviço.

Quando se tem um público, é natural que parte dele se converta em clientes. Como conquistar isso, então?

Construir Audiência

Um dos melhores meios meio de construir audiência é certamente através de marketing de conteúdo.

Quer atenção de alguém? Entregue um conteúdo que essa pessoa precisa ou estime.

Pode ser entretenimento, informação, auxílio, o mundo da comunicação é movido a troca de informações.

Se a sua clínica souber entregá-los com estratégia e inteligência, a construção de audiência será um reflexo natural.

Não é necessário estar em todas as mídias sociais, basta selecionar poucas mídias que sejam relevantes, planejar uma linha editorial e executar.

Promova informações úteis e aguarde o tempo necessário. Quer impulsionar? Alavanque com capital. Invista na promoção de conteúdos por meio de patrocínio.

A isso costuma-se chamar também de distribuição. Quando não se injeta verba, é o que se chama publicação orgânica. Ou seja, esperar o algoritmo, por exemplo, o Google, achar que sua publicação é legal dentre milhares e entregar “espontaneamente” para os seus usuários.

Alavancar com Tráfego Pago

Quando se diz que o marketing da clínica médica quer alavancar com tráfego pago nada mais é do que “injetar $ para exibir minha página”.

Você sempre tem o caminho de promover.

Invista um valor diário para que as plataformas exibam seu conteúdo quando houver pesquisa.

Se for uma publicação informativa ou de entretenimento, as mídias sociais são ótimas para isso.

Se for uma página de venda de um produto ou serviço que gere demanda (por exemplo: agendar consulta clínica, quanto custa colocar silicone, orçamento mamoplastia), as redes de pesquisa acabam se tornando mais estratégicas.

Marketing para Clínica Médica Não Funciona

Marketing para clínica médica não funciona para quem deseja resultados para ontem, não funciona para quem não tem a resiliência de investir na qualidade, o que demanda tempo e mensuração.

Assim como em tantos outros aspectos da vida, não existe solução milagrosa, mas sim investimento em tempo, execução e aperfeiçoamento. Cultivando as sementes certas com disciplina e qualidade, os frutos virão.

Também não funciona para produtos e serviços rasos que se escondem atrás de embalagens bonitas.

Marketing é planejar os caminhos para o seu serviço chegar ao usuário certo no momento em que ele estiver precisando.

Marketing para clínica médica não funciona se esse mindset que buscamos projetar para o seu negócio, através desse post, não estiver fomentado.

Para isso, é necessário desenvolver as peças com qualidade para montar o quebra-cabeça capaz de fazer negócios crescerem e marcas prosperarem na internet.

Quais são as peças que a sua clínica está montando nesse momento?

Agência do Site – O começo de qualquer estratégia

Esse conteúdo que você acaba de ler é uma produção do time de redação da Agência de Site.

Iniciamos nossa jornada em 2002 com a criação de sites.

O site é a célula de qualquer posicionamento na internet. A partir disso, passamos a nos especializar em serviços colaterais, fundamentais para o sucesso de cada um deles, desde a identidade visual até o marketing digital.

Precisávamos de um provedor de hospedagem que assegurasse a manutenção e, assim, nasceu nosso provedor interno.

Depois, focamos na geração de resultados e surgiu nosso time 360, planejando e executando projetos digitais para gerar visibilidade e posicionamento.

Nossa experiência em múltiplas áreas gerou um cruzamento de dados ímpar, aprimorando nossa prestação de serviços.

Quer fazer parte dessa história? Basta entrar em contato com a nossa equipe.