É importante sabermos o que é inbound marketing se queremos alavancar as vendas da nossa empresa. De fato, esta é uma das estratégias que mais eficaz se tem mostrado nos negócios online, e por isso devemos dar-lhe uma especial atenção, mas sem esquecer todas as outras estratégias de marketing.
Quando olhamos para os negócios online, que cada vez mais têm ocupado uma parcela importante de todas as grandes empresas, o inbound marketing aparece atrelado a eles, como se fossem indivisíveis.
Mas o que é inbound marketing? Por que é tão importante assim? Por que dá resultados? Essas perguntas iremos responder ao longo desse artigo. Confira, e não deixe de nos escrever o seu comentário acerca do assunto!
O que é inbound Marketing? Para que serve? Como funciona?
Para respondermos à pergunta “o que é inbound marketing?”, podemos afirmar que este tipo de marketing está focado na criação de conteúdo de altíssima qualidade, e é ele que atrai as pessoas para a compra dos seus produtos e serviços.
Para que serve?
Esse tipo de marketing não tem nada a ver com os anúncios enchendo a paciência dos usuários, ou um curso intensivo através do email. De fato, o inbound marketing faz com que o produto / serviço seja apresentado às pessoas de tal forma que eles se sentem atraídos a comprar de uma forma bastante natural / não forçada.
Como funciona?
A ideia é que o conteúdo criado vá de encontro com os interesses dos seus potenciais clientes, o que quer dizer que a probabilidade de conseguir criar um engajamento é muito maior, além de criar uma conexão muito mais forte com quem lê o seu conteúdo, porque à partida estão “partilhando” os mesmos interesses.
É por essa razão que os especialistas em marketing de conteúdo, mais particularmente em inbound marketing, conseguem aumentar bastante as taxas de conversão, assim como criar uma verdadeira relação a longo prazo com os seus clientes.
Inbound Marketing: Como fazer?
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, vejamos como poderá colocá-lo em prática hoje mesmo!
Primeiro temos de ter em conta as 4 fases que englobam o inbound marketing:
- Atração
- Conversão
- Fechamento
- Envolver
Numa primeira fase, devemos atrair os leitores para o conteúdo que temos a oferecer. No entanto, nós não estamos buscando qualquer tipo de leitor, mas aquele que realmente pode trazer algo positivo para a empresa, ou seja, que possa converter em venda.
Já numa segunda fase – conversão – o objetivo passa com converter os visitantes angariados na primeira fase em leads. A ideia é você conseguir captar o máximo de contatos dos seus visitantes.
Durante a terceira fase – Fechamento – você transforma os seus leads em vendas efetivas. Essa é uma fase muito importante, e deverá fazer uso de todas as ferramentas corretas, como o Customer Relationship Management, ou o Closed-loop reporting.
A última fase é o envolvimento. Aqui trata-se de oferecer conteúdo aos utilizadores que tenha uma ótima qualidade. Não importa se é um potencial cliente, um cliente, ou apenas um leitor casual. O importante é oferecer qualidade em seus conteúdos.
Deverá ainda dar particular enfoque aos seus clientes, pois um erro bastante comum é esquecermos de trabalhar com os clientes, focando apenas com a atração de novos. Faça questionários, por exemplo.
Você pode se aprofundar nesse assunto conferindo outros artigos publicados aqui pelo CEO da Agência. Confira:
Como os clientes podem ir até você em vez de você ficar correndo atrás deles
Como o seu site pode realmente receber visitas
Agora que sabe o que é inbound marketing, não deixe de usar todo o conhecimento que passamos, e se estiver buscando por uma equipe séria de profissionais, conte com os nossos experts em marketing digital e marketing de conteúdo. Estamos à sua disposição. Juntos somos melhores!