LEAD!
O que é lead afinal? Você tem ouvido falar muito nisso, mas não conseguiu captar exatamente o que é um lead e qual a importância disso?
Então está mais do que na hora de ler esse post com muita atenção!
Antes de falar sobre lead, sugiro que reflita rapidamente:
O que você faz a respeito?
Você está naquele grupo de profissionais buscando aperfeiçoar e melhorar a performance da sua marca, certo? Você sabe que um negócio sem público/sem clientes tem seus dias contados, e você entende que o mercado está mudando, que precisa se adequar para não se tornar apenas mais uma marca do passado.
Então, você sabe que o Marketing Digital não pode ser ignorado, que se fizer isso será cada vez mais um peixe fora d’água do mercado. Então você providencia o seu site, está nas redes sociais, recebe uma quantidade que até desconhece de visitas. E o que você faz a respeito disso?
Uma parte desses visitantes entra em contato, outra pode estar contratando o concorrente e você nem sabe porquê.
Está na hora de parar e pensar um pouco mais sobre esse seu público. Eles foram instruídos corretamente? Eles sabem o que precisam sobre sua marca e suas soluções?
Ok, vamos parar por aqui e falar sobre uma outro aspecto.
Quando um visitante se torna um cliente!
O consumidor atual está cada vez menos imediatista. Ele procura se instruir e analisar muito bem antes de efetivamente fazer uma compra. Então quando você recebe um visitante, não pode ignorá-lo. Precisa conhecê-lo, analisá-lo, construir um relacionamento, inspirando confiança e demonstrando sua autoridade para, assim, deixar que a venda seja apenas uma consequência natural desse processo.
E como construir esse relacionamento com seu público?
É aqui que entra o famoso LEAD. Quando um visitante toma conhecimento sobre sua marca/produto/serviço, abre-se uma oportunidade. Ele tem interesse no que você oferece. O visitante que se torna um contato é o LEAD.
Uma vez obtidos os seus leads, é necessário construir um relacionamento , entregando informações de qualidade, relevantes para este público, até que se efetive o interesse pelo seu produto/serviço através da venda.
O que é lead?
LEAD não pode ser apenas um endereço de e-mail. É um contato em potencial para o seu time de vendas.
Agora que você sabe o que é e entende sua importância, está na hora de construir a sua estratégia.
Você precisa aumentar suas visitas, trabalhar para que visitantes se tornem leads e, por fim, que esses leads se tornem clientes.
Fica fácil entender porque o Marketing de Contéudo torna-se um grande protagonista neste cenário. O conteúdo é o grande conector dessas relações. Ainda não percebeu?
Por que o conteúdo poderá alavancar a sua lista de leads?
Veja bem:
– o conteúdo poderá atrair e aumentar visitas;
– o conteúdo convidará os seus visitantes a deixarem seus contatos, formando sua lista (um dos maiores ativos da sua marca);
– o conteúdo fará a nutrição da sua lista;
– o conteúdo será a ponte entre seus leads e o seu negócio.
Quer saber como colocar na prática uma estratégia para capturar leads e trabalhar para que se tornem seus clientes?
Falaremos sobre isso no próximo post – Conheça agora essa Poderosa Estratégia do Marketing de Conteúdo.