O que é logotipo?

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é logotipo?

Logotipo ou, simplesmente logo, é a criação artístico-visual da marca de um produto, empresa ou até mesmo pessoa (serviço). Essa criação representa uma identidade, ela é única e deve transmitir a personalidade, a filosofia, os objetivos, os princípios e a forma de atuação do empreendedor.

Segundo o dicionário, logotipo significa uma palavra ou conjunto de letras com desenho característico que representa visualmente uma empresa ou produto. No entanto, o logotipo não é algo tão simples de se elaborar, pois muitas variáveis, tais como identidade, escolha do nome, público-alvo e mercado são essenciais para criar uma ligação com os potenciais consumidores do produto.

Nesse momento, o ideal é transmitir a percepção de que o cliente criará um vínculo com a marca porque, implicitamente, o logo elaborado carrega os valores e princípios da empresa/produto/serviço.

Em se tratando de uma identidade visual, o logotipo requer um conjunto de elementos que transmita a mensagem do produto em evidência. Dessa forma, é imprescindível ter muito cuidado na hora de escolher a combinação de cores, fontes, formas e traços que irão compor a marca.

Um logotipo de um produto no qual o público-alvo se refere a um grupo de adolescentes do sexo feminino, por exemplo, pode ser construído a partir da escolha de fontes e formas mais descontraídas, despojadas, divertidas e coloridas. Por outro lado, um escritório de contabilidade deve apresentar um logo que denote seriedade, sobriedade e confiança.

Deve-se ressaltar ainda que o designer faz um trabalho peculiar na elaboração de um logotipo, haja vista que aos olhos do consumidor, um logo com características únicas torna mais fácil o momento de identificação do produto e de diferenciação entre outras marcas.

Fazer um logotipo é uma tarefa que requer planejamento prévio para organizar a construção de uma identidade visual do produto. Entretanto, os logos não são imutáveis. Ou seja, muita das vezes, verifica-se a necessidade de reformular os logotipos em função de novas tendências de mercado ou até mesmo por mudanças de paradigmas da empresa, o que constitui uma tentativa de chamar a atenção do consumidor e atrair um novo público.

Normalmente, as responsáveis pela elaboração dos logos são as agências de marketing. Há sempre um designer que busca associar a arte ao perfil da empresa. Hoje existem também muitas gráficas que realizam essa função de elaborar logos para pequenos e médios empreendedores a um custo menor.

Tipos de logotipos

Em um universo empreendedor surgem todos os dias novos produtos no mercado em função da grande demanda de serviços e utilitários. A ferramenta mais utilizada pelas empresas é a propaganda e a utilização de logotipos é essencial para que o público se familiarize com o produto/serviço mais rapidamente. Existem algumas estratégias de construção de logotipos.

São elas:

1- Aquelas constituídas apenas por uma ou duas palavras
Ex: Samsung, Coca-Cola, Canon, Google
coca

2- Aquelas formadas pela combinação de símbolos com palavra
Ex: Adidas, Lacoste, Pampers

3- Aquelas compostas pela combinação que integra a imagem à palavra
Ex: Oral-B, Lego, Dr. Scholl’s
oral

4- Aquelas formadas apenas por símbolos
Ex: Shell

5- Aquelas compostas por siglas
Ex: CNN
c

Durante o processo de criação do logotipo é interessante testar a impressão do mesmo tanto colorido quanto em preto e branco, pois em muitos casos de adesão e assinaturas de contratos, vias em preto e branco podem ser geradas e deve-se cuidar para que o logotipo não apareça com formato de borrão. Outro destaque é observar como o logo fica em diferentes mídias e formatos digitais.

O logotipo é a identidade do produto e deve ser claro, manter-se intacto e não gerar qualquer dúvida para o consumidor.

Exemplos de Logotipos desenvolvidos pela Agência do Site:

Logo para Transportadora
Logotipo criado para Nativa Transportes
Logomarca criada para Lima Transportes
Logotipo criado para Lima Transportes
Logomarca para transportadora
Logotipo criado para transportadora Capivari
o que é logotipo
Logotipo criado para Tchê Cadê o Churrasco
o que é um logotipo?
Logotipo criado para Delícias Baioch!
logotipo o que é?
Logotipo criado para Cruciani gestão imobiliária
o que e logotipo
Logotipo criado para Flain e Muniz
o que é logo
Logotipo criado para Letícia Junger.

Precisa de um logotipo profissional para a sua marca? Clique aqui e conheça os nossos planos.