Muito se fala em SEO, palavras-chave, imagens, títulos, mas uma coisa que não se ouve falar muito é sobre a meta-descrição. Afinal o que é meta-descrição? Para que serve? Qual a sua importância? É isso que iremos dizer neste artigo, exclusivamente dedicado ao conhecido como meta description. Confira.
Em alguns sites destinados ao marketing digital vemos a palavra meta-descrição. No entanto, raros são aqueles que explicam detalhadamente o que é meta-descrição, e para que serve. Por isso mesmo, nós, do Blog Agência do Site, decidimos elaborar um artigo completo sobre o assunto.
O que é meta-descrição? Para que serve?
A meta-descrição, ou meta description, em inglês, é quase como um resumo do site, ou de uma determinada página inclusa no site. Para ter uma ideia clara de o que é meta-descrição, quando faz qualquer pesquisa no google, cada página apresentada, juntamente com o link, vem um textinho pequeno abaixo. Esse pequeno texto é que é a meta-descrição.
Ok. Agora já sabemos o que é meta-descrição, mas para que serve? Por que é tão importante? Para que serve?
A meta-descrição é responsável por descrever o conteúdo de uma determinada página aos motores de busca. Um texto que desperte o interesse do leitor aumenta as probabilidades de clicarem na sua página.
Além disso, este é mais um local onde poderá escrever a palavra-chave escolhida para o conteúdo em questão, o que fará com que ela, ou elas, apareçam imediatamente para o leitor, em negrito, chamando ainda mais a atenção para a sua página.
Qual a importância da meta-descrição?
A meta-descrição é bastante importante para uma página. Ela é a porta de entrada para o conteúdo, e por isso é, talvez, uma das coisas mais importantes a definir pelo criador de conteúdo.
Ela é uma excelente maneira de dizer aos leitores o que eles poderão encontrar se clicarem no seu link, e por isso mesmo é muito importante que tenha uma meta description que reúna informações claras sobre o assunto abordado, e que despertem o interesse dos usuários.
Porque os usuários clicam no seu site por causa da meta-descrição, é muito importante que descreva exatamente aquilo que irá abordar na página. Lembre-se que não há nada mais desagradável do que entrar numa página à espera de encontrar algo, e não encontramos nada daquilo que estávamos esperando.
O fato de colocar algo completamente diferente na meta-descrição do que é oferecido no conteúdo da página tira qualquer credibilidade à sua página, e por isso deve evitar ao máximo incluir informações falsas, apenas para atrair visualizações.
Como fazer uma boa meta-descrição?
A primeira coisa a ter em mente é a sinceridade. Escreva na meta-descrição aquilo que os leitores vão encontrar no conteúdo.
O segundo aspecto a ter em conta é a objetividade. Como a meta description tem um limite de caracteres visíveis, é muito importante que consiga dizer o que o leitor vai encontrar no site em poucas palavras. O limite é de até 155 caracteres, então deve ser o mais sucinto possível.
Depois deve dar um toque de criatividade para criar algo que desperte o interesse do leitor. Se não for um texto convidativo, então poderá correr o risco de o leitor não se sentir tentado a clicar no seu link.
Agora que já sabe o que é meta-descrição e sabe como fazer, está na hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Sucesso!