Páginas com erro 404: Conselhos de otimização

Tempo de leitura: 3 minutos

Já se deparou com Páginas com erro 404? Saiba que pode ter vantagens com elas! Não acredita? Veja neste post como elas podem ser uma mais-valia para a otimização, além trazer algumas boas oportunidades. Veja também os nossos artigos anteriores, onde encontra boas dicas para otimização de SEO, e várias dicas de marketing digital

Às vezes, não sabemos bem como, aparecem em nossos sites páginas que dão um erro 404. Estas aparecem quando as páginas no seu site mudam de lugar, ou quando você elimina alguma página. Poderá aparecer este erro também quando os links se encontram com algum erro.

Resumindo, as Páginas com erro 404 são aquelas que não são encontradas, por algum motivo.páginas com erro 204 otimização

Embora possa ser um incômodo para o visitante, estas páginas podem traduzir-se em uma verdadeira mais-valia para os donos dos sites. Como? É isso que veremos agora!

Páginas com erro 404: Qual a sua importância?

Erros acontecem, certo? Muito mais na informática, e nas novas tecnologias. por muito que seja incômodo cair numa página com erro, até porque se clicamos em um link, é porque queríamos determinada informação, podemos fazer com que essa frustração se transforme em uma oportunidade.

A primeira coisa a fazer, quando nos deparamos com páginas com erro 404, é tentar colocá-la de forma a envolver os leitores que caem nela, incentivando-os a navegar para outra página do seu site.

Vamos ver agora como deve fazer as suas páginas com erro 404 para que elas se tornem uma oportunidade, e não um desastre para o seu site.

ENTENDA POR QUE MOTIVO ELA EXISTE

É importante detectar o porquê de a sua página estar com o erro 404. Assim consegue resolver o problema em questão. Caso não consiga, vamos colocar a página de forma a que convença os usuários a continuar no seu site, e não apenas partir em busca da informação nos seus concorrentes.

Passe um link, ou coloque uma listagem com os conteúdos do seu site. Pode ser uma boa forma de lhes mostrar que existe bom conteúdo no seu website, e conteúdo que esteja relacionado ao que eles buscam.

PEÇA DESCULPAS

É importante reconhecer que houve um erro. Afinal de contas, ninguém é perfeito, nem mesmo as máquinas. Por isso peça desculpas pelo incômodo causado, e não deixe de aproveitar o momento para lançar uma piadinha. Pode ser a oportunidade perfeita para se aproximar do seu público.

CUSTOMIZE A PÁGINA 404

Um dos grandes erros no que toca às páginas com erro 404 é esquecerem a customização. É muito importante que mantenha a customização desta página, além de manter o layout e a navegação totalmente integradas com o seu site.

FAÇA A EXPERIÊNCIA DIVERTIDA

Pois é, se não conseguimos ser perfeitos, então temos de aproveitar para tornar a experiência, no mínimo, divertida. Coloque uma imagem engraçada, uma frase com piada, e tente fazer rir os usuários que entram nessa página de erro.

Erro 404 do site Blue Daniel
Erro 404 do site Blue Daniel

Lembre-se que ninguém está livre de ter erros em suas páginas, e ter isso programado é a melhor forma de evitar maiores prejuízos.