Whatsapp para empresas: Veja aqui o que você precisa saber

Tempo de leitura: 8 minutos

Desafio você a encontrar uma pessoa que tenha smartphone e não tenha whatsapp.

Observe ao redor e estime qual percentual dos usuários utiliza mais o whatsapp do que o aparelho convencional.

Agora, pergunto, diante desse cenário: quantas vendas você fez através do whatsapp? Qual a relação da sua marca com essa ferramenta?

Acredite! Existe um poder muito grande neste aplicativo. Se você entender como ele pode fortalecer a sua marca, poderá se antecipar a uma forte tendência e pôr em prática muitas ações transformadoras para o seu negócio. Acompanhe este post até o final e surpreenda-se com as possibilidades 😉

Aqui vou mostrar a você:

  • 5 motivos pelos quais o whatsapp cresceu mais do que qualquer rede;
  • uma história que ilustra porque o whatsapp é visto por muitos como o futuro do atendimento;
  • dicas para alavancar seus negócios através do whatsapp;
  • cuidados menos óbvios que você precisa  ter ao fazer uso do whatsapp na sua estratégia de comunicação.

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Em janeiro deste ano, o blog do whatsapp comunicou que sua utilização ultrapassa o universo de 500 milhões de usuários. O uso do whatsapp teve um crescimento exponencial, ímpar nas estatísticas de usabilidade dentre os principais aplicativos. E isso se deve a alguns motivos.

5 MOTIVOS PARA O CRESCIMENTO EXPLOSIVO DO WHATSAPP (ESPECIALMENTE NO USO DO WHATSAPP PARA EMPRESAS)

: : PRIVACIDADE : :

Em tempos de forte exposição através das mídias sociais, o whatsapp zela por uma certa privacidade. O contato é direcionado a relações mais estreitas.

Quando ocorre em grupos, é comum que todas os integrantes desse grupo tenham um contato mais próximo, com maior interação.

Porém os grupos mais numerosos, sem essa relação mais direta, acabam entrando em desuso pelo usuário justamente porque se perde o objetivo principal: a interação entre todos os participantes, favorecida ainda pelo contexto de privacidade.

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: : MULTIMÍDIA : :

Além da privacidade – algo cada vez mais difícil nos tempos atuais – o whatsapp oferece uma solução completa de comunicação na medida que dispõe de recursos multimídias.

É possível escrever, gravar áudio, enviar foto ou video. Como se não bastasse, foi ativado ainda o ícone para ligação direta, transformando o mensageiro em, literalmente, um telefone.

Logo, contempla todas as possibilidades de comunicação.

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: : GRATUIDADE : :

Outro fator determinante na disseminação do whatsapp é o custo. Se o preço de um serviço pode ser um filtro de uso, o whatsapp derrubou essa barreira ao oferecer uma solução de investimento quase zero.

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: : DINAMISMO : :

Aliados a esses motivos, temos os benefícios incontestáveis dos smartphones, confirmando o valor incalculável do whatsapp. Ser móvel, imediato, caber em qualquer bolso e poder ser acessado a qualquer momento firma a velocidade com que situações podem ser resolvidas a partir do whatsapp.

Imagine que deseja marcar uma consulta, por exemplo. Quanto tempo não se perde na linha, desde a discagem, passando pelas tentativas fracassadas de sinal ocupado, depois aguardando a secretária verificar na agenda até localizar uma disponibilidade?

Quando um simples áudio, por exemplo, indica sua necessidade em 30 seg e, no momento mais oportuno – normalmente bem mais rápido do que na opção anterior – receber apenas a data e hora possível.

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: : IMEDIATISMO : :

O fluxo de informação no whatsapp é essencialmente muito dinâmico. Quem não tem o impulso, a curiosidade, a vontade de abrir de imediato a conversa assim que soa o alarme de “nova mensagem recebida”?

Quantos assuntos não podem ser resolvidos mais rapidamente na troca de 2 áudios do que em muitas conversas ao telefone?

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1 SITUAÇÃO QUE DEIXOU ÓBVIO PORQUE O WHATSAPP PARA EMPRESAS É O FUTURO DO ATENDIMENTO

Vou contar um relato pessoal que ilustra todos o potencial desse aplicativo.

Recentemente, eu precisava dos meus remédios de manipulação. Se você tem uma agenda apertada, sabe que perder tempo é deixar dinheiro na mesa.

Imagine ir até a farmácia, procurar vaga, parar o carro, apresentar a receita, depois voltar para buscar, enfrentar novo trânsito, isso sem falar no dia que deixei a prescrição perto de outros papéis e só me dei conta que a receita estava errada quando cheguei novamente no local. Que desastre!

Mas, felizmente, temos farmácias de manipulação com metodologias mais modernas. E, não me refiro a um super investimento em tecnologias de gestão. Toda essa experiência de compra foi infinitamente superior graças a este app, de baixo custo e alta eficácia – o whatsapp.

Não precisei sequer pisar novamente nessa farmácia. Saindo da consulta, tirei uma foto da receita, enviei para farmácia – via whatsapp – e encomendei os remédios. Quando ficaram prontos, fui comunicado 1 dia antes e agendei o melhor horário para o motoboy fazer a entrega no meu trabalho.

Melhor que isso, só se na próxima entrega eu puder pagar com PayPal e, assim, nem ter que sacar dinheiro no caixa eletrônico.

Objetividade, rapidez, atendimento personalizado, comodidade e eficácia. Essa foi a transformação que houve numa experiência de compra aparentemente simples, mas que se torna fundamental se existe o interesse em fidelizar clientes.

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WHATSAPP PARA EMPRESAS
3 DICAS QUENTES PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO ATRAVÉS DO WHATSAPP

1. Prefira a linha de transmissão do que o grupo

Um dos recursos do whatsapp menos conhecido é a lista de transmissão. Essa é a 1a dica. Criar uma lista de transmissão significa enviar uma mensagem para um lote de contatos, sendo que receberão a mensagem individualmente. Isso traz 3 grandes benefícios:

a) evita dispersões naturais em um grupo

b) respeita a privacidade de cada usuário

c) cria relações diretas mais fortes, possibilitando naturalmente negociações mais personalizadas.

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2. Definir um horário de atendimento

Isso é fundamental pois a ferramenta fica disponível 24h, mas você não poderá necessariamente ficar à disposição do seu cliente 24h.

Por isso, definir o horário de atendimento e o prazo de resposta assegura mais profissionalismo e organização ao atendimento prestado por esse meio.

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3. Ofereça um benefício que conquiste seu cliente

Essa é uma visão especialmente a médio/longo prazo.

Um exemplo é você disponibilizar uma consultoria gratuita por um determinado intervalo de tempo a fim de mostrar ao seu cliente a qualidade do seu trabalho. Mesmo que ele não concretize uma compra logo após,  terá uma referência mais palpável sobre a sua marca podendo se tornar um cliente em outro momento.

Você pode usar a linha de transmissão para agendar esse “demonstrativo” e aproveitar a variedade de recursos de mídia (audio, video, foto, etc).

Outro exemplo é você organizar uma lista de transmissão de clientes que já conhecem seus serviços e convidá-los, em uma transmissão, a conhecer um lançamento ou promoção, disponibilizando um bônus para os primeiros compradores.

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ATENÇÃO! ALGUNS CUIDADOS QUE NINGUÉM DIZ SOBRE O WHATSAPP PARA EMPRESAS

Existem alguns cuidados que devemos ter ao utilizar o whatsapp que podem parecer óbvios para profissionais com muito bom senso.

Por exemplo,

  • cumpra o prazo prometido para retorno de mensagens;
  • responda sempre de forma objetiva;
  • atenção ao bom português;
  • seja cordial, etc

Por outro lado, há algumas observações menos óbvias que devem ser consideradas caso adote uma estratégia de atendimento via whatsapp:

: : Whatsapp abre um contato por tempo indeterminado, gerando um compromisso para com seu cliente de respondê-lo sempre que solicitado. Por isso, é importante avaliar o impacto disso na sua rotina de trabalho, inclusive observando a necessidade de disponibilizar um consultor exclusivo para essa tarefa. Ou, se for algo que apenas você possa atender, analise se essa disponibilidade pelo whatsapp pode  comprometer outras responsabilidades/tarefas que você necessite executar em paralelo ao longo do dia.

: : Whatsapp é um contato privado, mas que oferece todos os recursos para compartilhamento nas redes sociais, podendo viralizar qualquer dado. Então, por exemplo: uma mensagem ambígua, fora de contexto, pode prejudicar a imagem da sua marca se um simples print screen mal intencionado cair na rede. Por isso, cuidado com o que for escrever através do aplicativo.

: : Hoje sabemos que é mais do que necessário respeitar políticas anti-spam. Por isso, garanta que, no caso de uma lista de transmissão, os contatos sejam devidamente validados. Observe:

Linha de Transmissão (3)

 

E, assim, depois de apresentar alguns dos principais ensinamentos que obtive em whatsapp marketing (whatsapp para empresas), espero ter contribuído para sua Marca se fortalecer através dessa poderosa ferramenta de comunicação.

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