Existem 5 passos para a estratégia de marketing de conteúdo. Se queremos usufruir de todas as vantagens do marketing de conteúdo, é importante que saibamos como fazê-lo da melhor forma. Só assim conseguimos transformar em vendas todo o conteúdo que partilhamos. Confira aqui!
Um bom texto pode gerar milhares de vendas, sem que para isso tenhamos alguém “impingindo” o nosso produto. Mas como fazer um bom texto que garanta que as vendas aconteçam? Veja agora os 5 passos para uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
5 passos para a estratégia de marketing de conteúdo para gerar vendas
Embora a estratégia de marketing de conteúdo englobe uma infinidade de fatores a incluir e trabalhar, 5 deles são cruciais para garantir o sucesso de toda a estratégia. Sem dúvida, estes 5 passos para a estratégia de marketing de conteúdo fazem toda a diferença na conclusão da venda. Confira!
- PÚBLICO-ALVO
Muitos focam apenas no conteúdo a partilhar, mas esquecem a quem vão vender os seus produtos. De fato, é de suma importância que se conheça muito bem o público-alvo, tanto quanto os produtos que está vendendo.
Ter o perfil do público-alvo bem desenhado e alinhado é indispensável. Tente conhecer os seus potenciais clientes ao máximo, e assim poderá ajustar o conteúdo a eles.
2. CONTEÚDO
Sempre que temos conteúdos de qualidade, e que geram interesse aos leitores, as visitas ao nosso site são quase que automáticas. É aqui que entra o tão famoso marketing de conteúdo.
Escreva sobre assuntos de relevância para o seu público-alvo, mas use uma linguagem clara e acessível a todos.
3. USUÁRIOS / POTENCIAIS CLIENTES
O grande objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que o leitor se torne num cliente. Para isso, é necessário que saibamos usar o texto para converter os usuários em potenciais clientes.
Aqui é interessante incluir, e fazer uso de mecanismos capazes de qualificar todos os perfis que estão propensos a comprar o produto / serviço oferecido.
4. AJUDA
Qualquer coisa oferecida é eficaz, mesmo a nossa ajuda. Oferecer ajuda aos nossos potenciais clientes é um dos 5 passos para a estratégia de marketing de conteúdo.
Sempre ofereça informações aos seus potenciais clientes que apresentem soluções para os problemas que estão passando. E este passo deve ser feito sempre até que o potencial cliente se transforme num cliente, ou seja, quando efetua a compra.
5. MEÇA E FAÇA RELATÓRIOS
Nenhuma estratégia de marketing de conteúdo é eficaz até que se prove o contrário. Para isso é necessário que se façam estudos sobre os resultados.
Veja qual o feedback dos seus consumidores, faça um acompanhamento sério de toda a campanha de marketing de conteúdo, e apresente valores que indiquem o quanto o marketing de conteúdo agregou à sua empresa.
Obviamente que este trabalho não é algo assim tão simples de ser feito. Por isso a maior parte das empresas contrata agências de marketing digital. Nós, da Agência do Site, estamos disponíveis para esclarecer todas as suas questões, e se precisar da ajuda da nossa equipe de profissionais, não hesite em contatar.
Lembre-se de sempre seguir os 5 passos para a estratégia de marketing de conteúdo e rume ao sucesso!