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Agência de Marketing Digital funciona?

Agência de Marketing e Publicidade estão com os dias contados.

Por que?

Com a democratização da informação através das internet, qualquer pessoa que pesquisar mais a fundo notará que o antigo modelo publicitário está em decadência.

Por outro lado, o Marketing é o oxigênio das vendas de uma empresa. Sem vendas, um negócio não sai do lugar.

Como implementar um marketing para fazer a diferença – que gere realmente resultados -quando as agências parecem distantes de uma boa solução?

Falamos sobre isso exatamente aqui nesse post. Confira!

O que aconteceu com as Agências?

O modelo tradicional de Agência veicula propaganda através de mídias – recebendo uma comissão por isso (o que justifica o termo “agenciamento”).

Isso perde força na medida em que as mídias tradicionais são altamente caras e não é possível mensurar qual o impacto real nas vendas de um negócio.

Experimente cotar o valor para anunciar o seu negócio em uma folha A4 de uma revista de boa circulação.

Informação obtida do site da Abril

A divulgação é apenas uma etapa de um grande processo.



Vejamos em 7 Passos o ciclo de uma Agência tradicional:

  1. Você procura uma agência para entender sua marca e o  o seu mercado através do responsável pelo Atendimento.
  2. Logo, o cronograma para criação da peça é determinado pela equipe responsável pelo Tráfego.
  3. Em seguida, Planejamento e Pesquisa analisam o cenário para a definição da campanha.
  4. Passam a atuar Criação e Redação para dar vida às ideias alinhadas até então.
  5. O profissional de Mídia fará a ponte entre a agência e os canais que veicularão as peças (televisão, revista, outdoor)
  6. Se estivermos considerando comerciais, por exemplo, a equipe de Produção também entra nesse processo.
  7. Por fim, a campanha pronta é apresentada pelo Atendimento junto ao Cliente.

Contratar uma Agência e veicular sua marca nas grandes mídias é no mínimo glamouroso.

Além do status e percepção que a sua marca obtém, é inegável que existe um trabalho de alta qualidade no time de uma agência.

O grande vilão desse processo é o Resultado obtido através de todo esse investimento.

Como  mensurar quantos clientes foram obtidos por causa dessa campanha?

Objetivo do Marketing

O Marketing busca entregar valor ao seu público sobre o seu produto para satisfazer as necessidades dele.

Quando o seu público tem vontade de adquirir o seu produto, o seu marketing dá certo.

Aqui vale um parêntese. Em qualquer pesquisa elementar de marketing, você toma conhecimento que o marketing é pautado por 4 Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção).

Essas 4 variáveis são pilares para fundamentar uma estratégia de marketing.  O preço e o produto dispensam explicações; a praça diz respeito ao local onde o negócio acontece; a promoção envolve como será divulgado.

A promoção se conecta justamente com a Publicidade, que são os meios de alcançar o público através de anúncios, por exemplo.

A Publicidade vai ao encontro do modelo de Agência que vem sendo questionado, conforme mencionamos acima.

A Publicidade é uma ferramenta do Marketing. E é essa ferramenta que enfrenta cada vez mais desafios.



Nosso intuito aqui não nos aprofundarmos sobre conceitos de Publicidade e Marketing, mas sim trazer à tona como elas precisam ser analisadas a fim de ajudar verdadeiramente os eu negócio.

O objetivo do Marketing é fundamental a qualquer negócio, porém a Publicidade tradicional precisa se reinventar pois os cenários mudaram completamente.

O Marketing nunca perderá espaço. As Agências podem ser verdadeiras catalisadoras para o seu negócio. O que precisa ser posto em xeque é como elas podem entregar um marketing que gere resultados tangíveis.

A Transformação do Marketing

Não é de admirar que os tempos mudaram. As mídias tradicionais perderam força justamente porque perderam usabilidade.

Quantas revistas você leu nessa semana? Quantos comerciais? Quais jornais assina?

Com a ascensão do digital, os meios de chegar ao público mudaram e é nesse cenário que os profissionais precisam aprender como converter a audiência em clientes.

O desafio é encontrar profissionais qualificados para cuidar do marketing do seu negócio numa era em que as formações tradicionais sequer previam essa transformação.

Não é incomum encontrar grandes referências do marketing que anunciam que a faculdade não trouxe a expertise necessária para obter resultados.

Segue como referência uma matéria original da Forbes aqui:

https://www.forbes.com/sites/neilpatel/2016/12/26/my-biggest-regret-in-life-going-to-college/#32bd414b1ac7

Assim como esse influenciador do Marketing Digital, muitos outros informam como se frustraram ao perceber a carência de profissionalização.

E isso acontece pois o cenário digital é muito dinâmico e requer constante atualização, o que o ensino tradicional dificilmente acompanha – pelo menos por enquanto.

Agência de Marketing Digital

Escolher o marketing digital é uma das estratégias mais comuns pois as campanhas são cada vez mais assertivas.



Por isso, as agências que entenderam esse novo cenário e aprenderam como gerar resultados verdadeiramente, essas agências dificilmente estarão com seus dias contados.

Uma Agência de Marketing Digital precisa dominar os processos necessários para desenvolver websites e posicioná-los de forma relevante na web.

A Identidade Visual deve acompanhar novos meios de divulgação, bem como a redação vem conquistando novos formatos e espaços.

As novas mídias podem ser poderosas caso seja utilizadas de forma integrada dentro de um plano de marketing.

Inbound Marketing ou Outbound Marketing, Content Marketing e tantas outras formas de Marketing através da Internet podem gerar resultado caso estejam alinhadas com o seu mercado e sejam executadas de forma consistente.

Cases de sucesso confirmam como é possível obter resultados de expressão. Um dos exemplos é a inclusão no universo de anúncios do Google. O vídeo abaixo da Passarela.com mostra como a marca fez essa transição para o online e obteve crescimento mais do que expressivo

Algumas das Principais Expressões do Marketing Digital

Há diversas estratégias de Marketing utilizadas para atrair clientes através da Internet.

Dentre as mais utilizadas, vamos destacar 3 que podem ser muito eficientes quando combinadas da forma certa.

Links Patrocinados

Investir em anúncios – muito comum no modelo de Outbound Marketing – é uma das formas mais certeiras de atingir o seu público no momento de grande relevância (logo, altas chances de converter).

Gerenciar campanhas de anúncios pagos no Google ou  Yahoo é muito interessante.

O que são Links Patrocinados:

https://blog.agenciadosite.com.br/o-que-sao-links-patrocinados/

Por que contratar um Gestor de Adwords?

https://blog.agenciadosite.com.br/por-que-contratar-gestao-de-adwords/

Rede Social

Um dos assuntos quase sempre em voga nos últimos tempos, as mídias sociais podem impactar positivamente as vendas de uma marca quando utilizadas estrategicamente.

É um tema que foi e continua sendo abordado aqui no blog.

Search Engine Marketing (SEM)

Além dos Links Patrocinados, uma das ações mais importantes quando se atua com Marketing em Sites de Busca – ou também conhecido Search Engine Marketing – é a Otimização.

Otimização (SEO) é um conjunto de medidas implemento continuamente para melhorar a indexação do site nos resultados de busca.

Nesse caso, há uma preocupação primordial em rankear organicamente, ou seja, sem precisar pagar por clique.

A otimização deve ser feita On-Page e Off-Page.

On-page seria no próprio site em si, enquanto Off-Page remete a estratégias externas (Link Builfing)

Link Building consiste em obter uma maior quantidade de links apontando para o site, fazendo com que seja cada vez mais relevante para o Google.

Por que contratar uma Agência de Marketing Digital?

Se você quer impulsionar as vendas do seu negócio, deixar de investir em marketing não é uma opção.

Se você não dominar as ferramentas e estratégias para obter resultados na web, você perderá todo o poder do marketing digital.

Dinheiro esse que poderia ser gasto em profissionais com know how para gerir o seu marketing e performar muito melhor.

Um Agência que trabalha diariamente com esse serviço se torna naturalmente uma especialista, acompanha as tendências e inovações, bem como possui um time de profissionais, cada qual especializado em uma das áreas envolvidas: Design Gráfico, Programador, Social Media, Analista de SEO, Redator, etc.

Faculdades essas que muitas vezes fogem do seu core business

Invista o seu tempo em aperfeiçoar o seu negócio e delegue processos como esse a quem respira diariamente o ambiente do marketing digital.

Quem é a Agência do Site?

Agência do Site respira marketing digital desde 2002.

Com sede no Rio de Janeiro e mais de 16.000 clientes atendidos no Brasil e exterior, transformamos todo nosso conhecimento e experiência em conteúdo educativo.

Identidade Visual, Criação de Site, Criação de Loja Virtual, Blog, SEO, Marketing de Conteúdo, Google Ads, Facebook Ads, Gestão de Redes Sociais, Copywritting, Tráfego Pago, Funil de Vendas, Marketing de Afiliados.

O que você quer aprender? Navegue por aqui 🙂

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