Como Atrair Mais Clientes através da Internet

Tempo de leitura: 13 minutos

Como Atrair Clientes? Como Vender, Vender e Vender na Internet? Essas perguntas são o pote de ouro no final do arco íris do empreendedor.

É, sem dúvida, uma das prioridades de qualquer negócio que deseje sobreviver no mercado.

Claro que uma boa gestão é fundamental e, principalmente, não adianta investir em vendas sem um produto ou serviço que valha a pena.

Então, vamos assumir aqui que você tem um bom negócio e pode gerar transformação positiva para o seu público.

Agora todos nós nos perguntamos: se os consumidores estão na web, e cada vez mais empresas estão na web também, como você pode conquistar visibilidade para a sua marca em um cenário tão competitivo?

Como concorrer com marcas que já estão há anos e investem milhões diariamente em todas as formas possíveis e imagináveis de marketing e vendas?

Uma Luz no fim do túnel!

A resposta é: existe mercado para todos!

Se você conseguir atingir o seu público no momento certo e conquistar a sua confiança, demonstrando o seu valor, não há razão para duvidar dos resultados positivos.

É claro que isso não acontece da noite para o dia. Também não vamos iludir quem nos lê dizendo que você pode conquistar tudo isso investindo muito pouco ou quase nada.

Os resultados serão sempre proporcionais aos seus esforços e investimentos!

Má notícia e boa notícia!

A má notícia é que não existe Fórmula Mágica.

Mas a boa notícia é que sim, é possível ser bem sucedido na Internet e atrair clientes se a sua marca entregar qualidade e for estratégica em sua divulgação.

5 Meios para Atrair Clientes na Internet

Vamos organizar em 5 blocos gerais de informação para não deixarmos pontas soltas:

1 – Identidade Visual para Atrair Clientes

2 – Criar site é dor de cabeça!?

3 – Investindo Organicamente traz resultados?

4 – Investindo Patrocinadamente é realmente necessário?

5 – Como investir em Profissionais e não se arrepender?

1 – Identidade Visual para Atrair Clientes

Identidade Visual

3 coisas que você precisa saber sobre esse assunto:

  •  Fuja dos Logos Mal Feitos!

A 1a ação a pôr em prática é ter um Logotipo e boa Identidade Visual.

Quando fizer um site, precisará do Logo para iniciar a personalização.

Quando personalizar suas redes sociais, precisará do logo para associá-las à sua marca.

Quando usar uma assinatura de email, é claro que você quer o seu logo associado a quem responde o email da sua marca.

Quando promover qualquer conteúdo original, é comum e natural aplicar uma marca d’água que associe o produto à marca que  o está promovendo.

E, assim, podemos continuar com uma infinidade de exemplos.

O logo é necessário e se tiver um logo amador ou mal feito, começará a sua estratégia com o pé esquerdo.

  • Algumas Peças serão Mais Importantes do que Imagina

A Identidade Visual é importante para tornar suas peças de divulgação cada vez mais atraentes.

Afinal, se estamos falando do mundo virtual, o impacto de boas impressões faz parte do processo.

Não perca seu tempo com materiais mal feitos, sem qualidade ou fora de contexto.

Padronize suas peças de divulgação com a Identidade Visual da sua Marca. Isso não apenas poupará tempo, como criará muito mais coerência

Banners para o site e anúncios nos mais diversos canais fazem parte da rotina de quem atua com estratégias digitais de divulgação.

  • Artes para Redes Sociais não são mais um Clichê!

Qualquer informação que a sua marca promover na web pode ser alinhada  à sua Identidade Visual.

Naturalmente alguns assuntos como notícias do mercado e quotidiano pedem uma certa imparcialidade.

Por outro lado, os conteúdo promocionais e institucionais já precisam sim da sua marca, não apenas para melhor fixação, mas também como reflexo da profissionalização do seu marketing.

A propósito, falamos sobre o que postar nas redes sociais nesse post:

O que postar nas REDES SOCIAIS?

Confira também essa dica de como aumentar suas vendas nas redes sociais, nesse post do Gestão Click, um programa para controle de vendas.

 2 – Criar um Site para Atrair Clientes (dor de cabeça!?)

Empresa que faz site
Empresa que faz site

Já falamos exaustivamente aqui no blog que nada substitui um website profissional.

Site é uma casa que você constrói na web. Se você fizer e esquecer em um terreno abandonado, não poderá extrair o melhor dela.

Mas se investir, será um verdadeiro gerador de negócios!

Fazendo um bom site, mantendo atualizado, gerindo com quem entende, não é dor de cabeça, mas sim altamente lucrativo!

Todas as estratégias de marketing através da internet possuem um objetivo mestre: gerar tráfego para o site.

Mais Acessos

Quanto mais acessos, não apenas mais contatos, como também maior relevância para o site.

O tempo de existência de um domínio é um dos fatores que influenciam expressivamente no rankeamento de um site, logo não postergue sua criação.

O Site nunca estará totalmente Pronto e Perfeito

Mantê-lo atualizado e repaginá-lo sempre que necessário conforme as tendências do mercado fará parte da “vida” do seu site na web.

Por isso, não espere o melhor momento ou a melhor apresentação do site para divulgá-lo.

Inicie, finalize, divulgue, colha resultados e reinvista um percentual no aperfeiçoamento e crescimento desse site.

O que saber sobre Criação de Site?

Criar um site é tão vital que nos aprofundamos em um guia completo. Reserve pouca mais de 1 hora do seu dia mais oportuno e entenda tudo o que você precisa saber para contratar um site sem armadilhas.

A propósito, você pode baixar uma extensão do Chrome para salvar o artigo e ler quando for mais oportuno 😉

Link do app: https://getpocket.com

Link do Guia sobre Criação do Site: https://blog.agenciadosite.com.br/como-criar-um-site/

Como Criar um Site [Guia para Empreendedores]

3 – Investir Organicamente traz Resultado realmente?

Conquistar audiência sem pagar por aquela visita é o oásis de qualquer empreendedor na internet.

A boa notícia é que isso é possível.

A má notícia é que isso dificilmente vai acontecer sem esforços gigantescos por um bom tempo.

Esforços gigantescos incluem verba e/ou tempo. Normalmente, os dois. Ambos são muito preciosos, então é bom ter muita clareza quanto a isso.

  • Atrair Clientes organicamente nas Redes Sociais

Tanto se fala em Redes Sociais que esse assunto parece mais um clichê em qualquer conteúdo sobre atração de clientes.

Abandonaram as redes sociais!

Todo mundo usa Rede Social, isso não é novidade.

Mas como transformar seguidores em lucro para o seu negócio?

Usar as redes sociais não é fácil. São tantos compromissos que é quase um curso natural abandoná-las em algum momento.

Por que investir em conteúdo para as Redes Sociais?

A resposta é simples.

Se o seu cliente tiver que escolher entre o seu concorrente e você, nas redes sociais ele pode obter um dos gatilhos mentais mais famosos: a Prova Social.

Quanto mais atualizadas e bem alimentadas estiverem suas mídias sociais, mais credibilidade você transmite.

Custo Zero

Ter uma conta no perfil de alguma rede social não tem custo.

Publicar conteúdos não tem custo.

Você pode gastar algumas horas se familiarizando com as redes sociais que mais fizerem sentido para o seu negócio e marcar sua presença por lá.

Pode interagir e buscar mais seguidores.

O caminho orgânico funciona, mas como sempre dizemos, requer tempo e esforços.

Para metas diferentes, investimentos diferentes

Para impulsioná-las, você pode investir em estratégias pagas, monitorando quais ações geram melhores resultados.

Determine uma meta realista. Quantas vendas deseja? Invista um valor por exemplo em uma página de vendas e calcule qual a receita gerada. Deu certo? Invista um pouco mais. Não deu certo como esperava? Busque alternativas e valide.

Há quem invista por exemplo mais de R$ 20 mil reais por dia no Facebook Ads. É claro que ninguém faz isso se não tiver um lucro que valha a pena.

Então, é claro que as Redes Sociais podem ser altamente lucrativas, mas você precisa saber quais resultados podem ser conquistados

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago nas Redes Sociais

Se você investir organicamente, até pode obter um contato relevante e quem sabe até uma venda.

Mas a principal vantagem é a Prova Social como vantagem competitiva para o seu negócio.

Se a sua meta é impulsionar vendas através das Redes Sociais, separe uma verba e administre com quem entende – a menos que você seja um especialista em vendas digitais.

  • Atrair clientes organicamente no Google

Para você conquistar acessos no Google sem pagar por clique, é necessário ter páginas de ótima performance para algumas palavras-chaves.

Mas se milhares de sites são submetidos diariamente no Google e só existem 10 posições na 1a página, como você vai chegar lá?

Não se iluda!

A resposta é SEO. Otimização é um conjunto de medidas para posicionar sua página nas melhores posições possíveis.

Não se iluda. Ninguém – com ética – pode prometer a 1a posição para você. Ninguém tem o poder de determinar isso, só os algoritmos do Google.

Se esse profissional tivesse esse poder, cobraria uma fortuna e estaria mais do que rico. Não caia nessa história.

Boas posições dependem de bom conteúdo e muito link building. Isso é construído ao longo de muito tempo.

Com o trabalho certo, é possível chegar na 1a página, mas isso definitivamente não acontece de uma hora para outra.

Funciona?

É claro que sim. A pergunta é quanto você está disposto a investir sem retorno imediato? E por quanto tempo?

Investir organicamente é algo contínuo e perpétuo.

Gera muito resultado no longo prazo e para conquistá-lo, planeje suas ações o quanto antes.

Uma das estratégias que promovem esse tipo de tráfego é o Inbound Marketing.

Inbound Marketing

Significa, resumidamente, entregar informação relevante a quem está procurando por ela, a tal ponto de obter o e-mail desse usuário, construir relacionamento e engajá-lo com a sua marca até se tornar um cliente e, em um segundo momento, um “evangelizador” da marca.

É uma forma muito inteligente de fazer marketing, porém é preciso ter o pé no chão de que leva tempo, maturidade e uma boa verba.

Para impulsionar o Inbound, é preciso investir bastante. Se a sua prioridade não é o longo prazo e não faz sentido administrar sua verba visando o futuro em vez um tráfego mais imediato, comece a pensar, sim, em ações patrocinadas.

Apostar em anúncios?

Todo mundo está cansado de anúncios, é verdade, mas há quem esteja efetivamente buscando por anúncios.

E é por isso que você deve considerar estratégias pagas como essas.

4 – Investir no Patrocinado tem alternativa?

O Outbound Marketing traz o conceito inverso do Inbound.

Em vez dos clientes irem atrás da sua marca, você é que arregaça as mangas e vai à luta!

É claro que ninguém gosta de nada invasivo e é por isso que estratégias antigas perderam e perdem cada vez mais a eficiência.

Mas será que isso realmente não funciona?

Definitivamente, sim!

Anúncios são perfeitos quando exibidos para quem está buscando pelo seu produto/serviço.

É por isso que o Google se tornou o que é hoje. Uma máquina monstruosa de lucratividade.

Os anúncios funcionam tanto que o Google não pára de conquistar tanto anunciantes como quem os anuncie.

E é por isso que está cada vez mais acirrado e caro investir nos anúncios do Google.

Como anunciar no Google

Existem muitas formas de anunciar no Google e reservamos um post sobre isso aqui:

Como anunciar no Google (Agora mesmo)

Como anunciar no Google Adwords

Apesar de todas as formas que abordamos no post acima sobre como anunciar no Google, a menina dos olhos é o Google Adwords.

Estar bem configurado no Adwords é conquistar visibilidade para o público certo, na hora certa.

São as circunstâncias que transformam os anúncios em algo altamente útil em vez de invasivo.

É um serviço que dá tão certo que vale a pena investir em um gestor qualificado em vez de perder dinheiro se não puder garantir a melhor performance possível para sua campanha.

Por esse motivo, trouxemos no blog esse post:

Por que contratar Gestão de Adwords?

5 – Como Investir em Profissionais (e não se arrepender!)

A essa altura, você provavelmente vai pensar “lá vão eles se autopromoverem..”

Bom, não dessa vez.

O que vamos dizer é bastante razoável, independente de você contratar ou não os nossos serviços em algum momento.

Atrair clientes de uma forma eficiente não é nada fácil.

Pense nos vendedores de porta em porta. Ou até mesmo nos analistas de telemarketing que fazem centenas de ligações para conseguir, com sorte, um pequeno percentual de vendas.

Prospectar é exaustivo. E, converter, é mais difícil ainda.

Investir em estratégias digitais se tornou a solução do novo milênio porque canalizam esforços de forma estratégica.

Para fazer isso, é necessário dominar o cenário. Claro que você pode “cair dentro” e aprender tudo a respeito.

Mas você também pode investir no seu negócio, entender o que é necessário sobre esse mercado – afinal, se tem uma coisa que todos nós aprendemos um dia é que “não adianta mandar sem conhecer“.

Conhecimento é fundamental. Lembrando que você não pode ser um especialista em tudo. Portanto, busque especialistas.

Reserve entre 10 a 20% do seu faturamento em Marketing, isso não é gasto, isso é investimento para oxigenar as suas vendas e manter seu negócio sadio.

O Marketing se transformou tanto que hoje se fala de uma Nova Escola de Marketing, pois é fundamental acompanhar continuamente um mercado tão dinâmico, como é o digital.

A propósito, as Agências estão com seus dias contados.

Então, como escolher quem pode cuidar do seu marketing de forma integrada e eficiente?

Recomendo que você continue a leitura aqui:

Agência de Marketing Digital funciona?

Ficou interessado? Quer atrair clientes através da Internet com a Agência do Site?

Agora se você ficou interessado no nosso serviço, será uma honra atender!

Acompanhe as nossas dicas se inscrevendo no Blog, ou entre em contato com a nossa equipe no link abaixo:

Marketing Digital com Agência do Site