Dicas para reconhecer conteúdo duplicado

Tempo de leitura: 3 minutos

Buscando dicas para reconhecer conteúdo duplicado? Veja aqui como pode reconhecer conteúdo duplicado em alguns passos bem simples. Garanta que o conteúdo do seu site, ou blog, é único, e que ele não foi copiado por ninguém. E se for, ganhe com isso! Veja também alguns dos nossos artigos anteriores, como Marketing de conteúdo para B2B ou páginas com erro 404: Conselhos de otimização para fazer o seu site bombar. 

Obviamente que a Internet já tem várias páginas tratando de um mesmo assunto, e isso é super natural. Afinal de contas, não somos os únicos a possuir conhecimentos sobre determinada área.

O problema está quando nos deparamos com conteúdos iguais em mais do que uma página, ou domínio. É aqui que entra o conteúdo duplicado.

dicas para detectar conteúdo duplicado

Quando os motores de busca encontram conteúdo duplicado, eles geralmente aplicam alguns mecanismos para que as páginas duplicadas sejam eliminadas. No entanto, nem sempre isso acontece, e é preciso saber como agir nesses casos.

Por isso mesmo nós temos umas dicas para reconhecer conteúdo duplicado que podem ser bastante úteis nesses casos. Confira.

Melhores dicas para reconhecer conteúdo duplicado na Internet

Saber se um conteúdo nosso está sendo duplicado não é uma tarefa muito fácil, até porque existem milhares, milhões de páginas na internet com o mesmo assunto que o nosso.

O pior é que, quando os motores de busca não deletam as páginas duplicadas, poderá afetar o nosso rankeamento nos motores de busca, o que pode ser um problema grande.

Por isso temos de prestar bastante atenção a este quesito. Com algumas dicas para reconhecer conteúdo duplicado esse trabalho pode tornar-se um pouco mais simples. melhores dicas para reconhecer conteúdo duplicado

Ferramentas capazes de detectar conteúdo duplicado

Existem algumas ferramentas que nos podem ajudar a detectar conteúdo duplicado, ou plagiado. Entre elas temos:

  • Dent Tool
  • Xenu
  • Google Webmaster Tools
  • Copyscape

Todas elas podem ajudá-lo a encontrar conteúdo duplicado no seu próprio site, ou entre os seus sites, e detectar conteúdo que tenha sido plagiado por outros sites.

Atenção ao conteúdo duplicado por você mesmo!

Um dos maiores erros cometidos pelos donos de sites, e que originam em duplicação de conteúdos, é ter mais do um domínio, ou ter domínios com e sem www, assim como ter páginas com conteúdos iguais mas em URLs distintas.

Muitas empresas acabam comprando vários domínios com o intuito de proteger a sua marca. No entanto, mantêm os mesmos conteúdos em todos os domínios, o que faz com que o conteúdo duplicado seja irreversível.

dicas para conteúdo duplicado

Por isso, uma das melhores dicas para reconhecer conteúdo duplicado é sempre acionar um redirecionamento 301 para um domínio apenas.

Outra questão muito importante, NUNCA tenha conteúdos iguais em várias URLs. Pode achar que isso é benéfico, até porque quantos mais URLs tem, maior a probabilidade de acessarem ao seu site. Mas ter conteúdo duplicado faz cair muito a página nos motores de busca.

Lembre-se que é preferível apostar tudo em um único domínio, trabalhando bem o conteúdo, oferecendo conteúdo de qualidade, do que ter vários URLs falando exatamente a mesma coisa.

Espero que tenha gostado das nossas dicas para reconhecer conteúdo duplicado na Internet. Rode hoje mesmo o copyscape, e apanhe os plagiadores! Não se esqueça das regrinhas para você também!