Por que todo mundo está querendo saber o que é Inbound Marketing e como implementar?
Essa tem sido uma das perguntas que mais recebemos nos últimos tempos aqui no setor de Marketing e, por isso, trouxemos esse post.
Leia até o final e fique por dentro você também!
Novos Tempos
Sim, o mundo mudou. As relações entre consumidores e marcas e empresas mudaram.
Nesse novo cenário, a sobrevivência do empreendedor depende da busca pela qualidade. E isso começa no marketing.
Quer ter um marketing de qualidade? Então o Inbound é para você. Leia e descubra por quê.
Qual é a diferença entre o marketing tradicional e o inbound marketing?
A principal diferença é que o marketing tradicional foca no profissional do marketing ao passo que o inbound foca no cliente.
O marketing tradicional corre atrás dos clientes enquanto o inbound trabalha para o cliente ir atrás da empresa no momento que ele quiser.
O que é o Marketing Tradicional?
Para entender porque o marketing tradicional está perdendo cada vez mais espaço, basta responder a algumas perguntas como:
# Quanto tempo você passa hoje na televisão?
# O que acontece com panfletos que você recebe em sua caixa de correios?
# Qual foi a última compra que você fez através de um telemarketing?
Essas respostas certamente explicam:
# O telemarketing perdeu para o Identificador de Chamadas (Ninguém recebe ligações que não quiser, inclusive alguns aparelhos já bloqueiam para não receber números não identificados).
# A antiga mala direta tem menos visibilidade na “caixinha de correspondência” do condomínio quando muitos já estão migrando até mesmo para a fatura digital – buscando reduzir cada vez mais a quantidade de impressos que acabam no lixo.
# Comprar do telemarketing? Eu aposto que você nem se lembra. Afinal, pode pesquisar nos sites de busca as principais opiniões sobre qualquer produto ou serviço do seu interesse, bem como comparar com os principais concorrentes, tudo isso de acordo com a sua disponibilidade.
O que você acha sinceramente dos comerciais, da panfletagem e da mala direta?
Ações como essas são entendidas como invasivas e inconvenientes para o usuário.
E é por isso que mudamos para uma nova era.
A era do Inbound Marketing
Tem como grandes atores principais o Blog, a Otimização e Mídias Sociais.
O inbound tem cada vez mais poder e eficiência pois entende o empoderamento do cliente.
Sim, os consumidores estão cada vez mais informados e criteriosos.
O cliente não “compra” qualquer história. Pelo contrário, sabe quando se depara com algo de qualidade, ou apenas uma estratégia de venda.
Estamos na era da informação, certo?
Conseguimos identificar conteúdo de qualidade e nos capacitarmos no que quisermos. Basta irmos atrás das referências corretas.
Portanto, se a sua marca quer estar no universo do cliente, forneça materiais ricos de verdade e conquiste o público.
Isso pode ser muito mais sólido do que alguns segundos de comercial no horário nobre, além de ser, com certeza, muito mais barato.
Não é imediatista, ok. Mas se o imediatismo funcionasse tão bem, não estaríamos assistindo ao declínio do marketing tradicional, não é mesmo?
Agora que essa diferença ficou clara, veja no próximo post o que o é o inbound na prática.
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Para saber mais sobre as principais estratégias de Inbound, continue a leitura nos posts abaixo: