As avaliações não apenas ajudam a construir a confiança dos potenciais clientes, mas também podem impulsionar sua posição nos resultados de pesquisa do Google.
Quanto mais avaliações positivas você tiver, mais chances terá de se destacar da concorrência.
Mas como fazer para que seus clientes deixem essas avaliações tão valiosas?
Uma das maneiras mais eficazes é ter um link direto para a página de avaliações do seu negócio no Google.
Imagine só: em vez de seus clientes precisarem procurar sua empresa no Google e encontrar o lugar certo para deixar uma avaliação, eles podem simplesmente clicar em um link e pronto!
Ter um link personalizado para avaliações também permite que você compartilhe esse link em várias plataformas – seu site, e-mails, redes sociais e até mesmo em materiais impressos.
Isso aumenta a visibilidade do seu negócio e a probabilidade de receber mais avaliações.
Pegue o Link de Avaliações da sua empresa no Google Meu Negócio
Primeiro, faça login na sua conta do Google Meu Negócio.
Se você ainda não tem uma conta, não perca tempo e crie uma agora mesmo! É rapidinho e vai fazer toda a diferença para a presença online da sua empresa.
Depois de fazer login, você verá uma lista de todas as suas empresas cadastradas.
Clique na empresa para a qual você deseja pegar o link de avaliações.
Isso vai abrir o painel de controle da sua empresa, onde você pode ver todas as informações importantes, como insights, avaliações e postagens.
Procure pelo botão “Compartilhar” ou “Solicitar avaliações” no painel de controle.
É algo parecido com exemplo abaixo:
https://g.page/sua-empresa/review?rc
Agora, é só copiar esse link e pronto!
Compartilhe o link com seus clientes
Existem várias maneiras de compartilhar o link com seus clientes. Você pode enviá-lo por e-mail, compartilhá-lo nas redes sociais da sua empresa, adicioná-lo ao seu site ou até mesmo incluí-lo em materiais impressos, como cartões de visita ou folhetos.
O importante é tornar o processo de avaliação o mais fácil e acessível possível para os seus clientes.
Mas, calma aí! Não basta apenas compartilhar o link e esperar que as avaliações comecem a chover.
É preciso incentivar os seus clientes a deixarem suas opiniões. Uma dica valiosa é aproveitar momentos em que os clientes estão mais propensos a avaliar, como logo após uma compra bem-sucedida, depois de receber um atendimento excepcional ou quando eles demonstram satisfação com seus produtos ou serviços.
Exemplo de mensagem que você pode usar para solicitar avaliações dos seus clientes:
Olá [Nome do Cliente],
Esperamos que você tenha tido uma ótima experiência com a [Nome da Empresa]!
Seu feedback é muito importante para nós e gostaríamos de saber a sua opinião.
Você poderia nos ajudar a melhorar nossos serviços deixando uma avaliação no Google Meu Negócio? É rápido, fácil e significa muito para nós.
Basta clicar no link abaixo:
[Link de Avaliações]
Como agradecimento especial, ao deixar uma avaliação, você ganhará [Incentivo/Oferta].
Equipe [Nome da Empresa]
Leia: 5 Estratégias para Gerar Mais Avaliações no Google Meu Negócio.
Qual a importância das Avaliações no Google Meu Negócio?
As avaliações podem fazer toda a diferença quando se trata de posicionamento local.
O Google Adora Avaliações
Quanto mais avaliações a sua empresa tiver, mais o Google vai olhar para ela e pensar: “Uau, esse negócio deve ser bom mesmo! Vou colocar ele lá no topo para todo mundo ver.”
E sabe por que o Google dá tanto valor às avaliações? Porque elas são a prova concreta de que a sua empresa é confiável e entrega um serviço de qualidade.
É como se cada avaliação positiva fosse um selo de aprovação dos seus clientes, dizendo para o mundo: “Ei, esse lugar é incrível! Vale a pena conferir.”
Avaliações São a Bússola dos Clientes
Agora, pense com a cabeça dos seus clientes por um momento. Quando eles estão procurando por um produto ou serviço na sua área, o que eles fazem?
Eles vão direto para o Google e digitam algo como “melhor restaurante italiano em São Paulo” ou “mecânico confiável no Rio de Janeiro”.
E adivinhe o que aparece nos resultados? Sim, as empresas com mais avaliações positivas!
As avaliações são como a bússola que guia os clientes em meio a tantas opções. Eles confiam no que outros consumidores têm a dizer sobre a sua empresa.
Se eles veem que você tem um monte de avaliações de quatro e cinco estrelas, eles pensam: “Opa, esse lugar deve ser bom mesmo! Vou clicar e ver mais.”
Mais Avaliações, Mais Relevância
Mas não é só o número de avaliações que importa. A frequência com que você recebe novas avaliações também pesa bastante no posicionamento local.
O Google adora ver que a sua empresa está sempre recebendo feedback fresco dos clientes.
É como se cada nova avaliação fosse um sinal de que o seu negócio está ativo, relevante e fazendo um ótimo trabalho.
Avaliações: Seu Diferencial Competitivo
Por fim, lembre-se de que as avaliações no Google Meu Negócio podem ser o seu diferencial competitivo.
Em um mercado cada vez mais disputado, onde todos estão lutando pela atenção dos clientes, as avaliações podem ser o grande diferencial para seu negócio se destacar da concorrência.
Imagine dois negócios similares, lado a lado nos resultados de busca. Um tem 50 avaliações de quatro e cinco estrelas, enquanto o outro tem apenas 5 avaliações mistas. Qual você acha que o cliente vai escolher? Aposto que é aquele com mais avaliações positivas!
Portanto, não subestime o poder das avaliações no Google Meu Negócio para turbinar o seu posicionamento local.
Invista tempo e esforço para coletar e gerenciar essas avaliações. Responda a cada uma delas, agradeça os elogios e resolva as reclamações. Mostre aos seus clientes e ao Google que você se importa com a opinião deles.