Saber o que é marketing de conteúdo deveria estar entre as prioridades de quem está planejando uma campanha de anúncios online, ou para quem pretende expandir os seus negócios através da internet. De fato, o marketing de conteúdo pode ser uma mais valia para qualquer empresa que deseje ver a sua marca ter notoriedade. Veja tudo sobre o assunto nesse post.
O Marketing de conteúdo é uma excelente forma de se relacionar com o seu público. Além disso, é uma maneira de aumentar a sua rede de potenciais clientes. Pode fazer isso usando conteúdos que sejam relevantes para os seus potenciais clientes.
Quando se cria um bom conteúdo, que seja direcionado para as pessoas que queremos alcançar, estamos criado uma forte conexão com elas, criando engajamento, e principalmente, gerando valor para o seu público. Assim consegue dar uma boa percepção da sua marca, e consequentemente gerando mais vendas.
O que é Marketing de Conteúdo? Para que é usado?
Afinal de contas, o que é marketing de conteúdo? Podemos definir marketing de conteúdo coo uma forma de marketing que tem como base a criação de conteúdo, assim como o seu compartilhamento.
O principal objetivo deste tipo de marketing é angariar novos clientes e educá-los. Podemos incluir no marketing de conteúdo:
- Vídeos
- Notícias
- Artigos
- Blogs
- Ebooks
- White papers
- Imagens
O importante aqui não é focar nas vendas. O objetivo é que a marca consiga se comunicar diretamente com os seus clientes, e também com os seus potenciais clientes.
Portanto, quando estamos delineando o que é marketing de conteúdo deveremos focar em gerar uma fidelização dos atuais clientes, e atrair novos clientes através de uma entrega de material de valor para eles, de forma consistente.
Dessa forma, todo o conteúdo feito pela empresa deverá ter como principal objetivo proporcionar uma aproximação da marca e do cliente. Além disso, deveremos ter a preocupação de esclarecer todas as dúvidas dos clientes e potenciais clientes, e também fornecer dicas úteis ao longo do seu funil de vendas.
Devemos lembrar que todo o conteúdo é educacional e não com intenção de vendas.
De fato, esta é uma ferramenta imprescindível para captar novos clientes, e clientes de qualidade. A verdade é que esse tipo de marketing pode aumentar muito o número de vendas, além de conseguir criar um maior engajamento com os clientes.
Sobre o que é marketing de conteúdo ainda podemos referir o conceito de marketing de atração. Esses dois conceitos poderão querer significar a mesma coisa.
De fato, o objetivo principal do marketing de conteúdo reside precisamente na conquista do interesse dos leitores pelas informações e conteúdos disponibilizados, esses com o objetivo posterior de engajar as vendas.
Marketing de Conteúdo: Processo e Passos
Todo o processo do marketing de conteúdo segue alguns passos. Entre eles podemos referir:
- Atração de leitores através de conteúdos, como artigos, ebooks, vídeos, infográficos, palestras, usando técnicas de SEO, marketing em redes sociais, links patrocinados, entre outros.
- Conversão através de conteúdo mais aprofundado. Esse conteúdo deverá ser entregue aos leitores que se interessem por receber mais conteúdo.
- Comunicação e interação
- Vender aos contatos obtidos e previamente educados com os conteúdos oferecidos e com os relacionamentos criados.
Você já sabe o que é marketing de conteúdo. Agora só falta colocar em prática os seus conhecimentos ou contratar uma agência de marketing digital capaz de fazer esse processo por você. Se for esse o caso, não deixe de conhecer o nosso trabalho!