O que são os links patrocinados é uma das perguntas chaves quando se deseja investir em tráfego pago para aumentar visitas/acessos ao site. Vamos lembrar das nossas últimas pesquisas no Google. Você consegue apontar até qual página navegou, ou melhor, quais os primeiros sites que acessou?
Meu palpite é que a maioria não saiu da 1a página e que acessou logo os primeiros resultados, provavelmente os anúncios pagos.
Site sem visitas
Fizemos um post aqui bastante explicativo sobre como divulgar o site.
Um site sem divulgação não tem expressão na internet. Então elencamos 5 das principais formas de divulgação.
Além de saber como divulgar o seu site, é necessário identificar como fazer isso da forma correta e fazer uma autoanálise. Por isso, te convidamos a repensar o sucesso do seu site no post como seu site pode realmente receber visitas. Lá, deixamos bem claro que há 2 principais caminhos: o pago ou orgânico.
Pago x Orgânico
No Google, assim como outros sites de busca, são exibidos resultados de pesquisa, por ordem de relevância com o termo sendo buscado. Logo, todas as páginas que tratam sobre o assunto passam a disputar posição, valendo-se das estratégias que forem possíveis para dizer ao usuário “ei, eu sou o que você está precisando nesse momento e comigo você consegue a melhor informação!”
Assim, quando se pesquisa por um termo, você visualiza os resultados normais e os resultados pagos (links patrocinados).
Nos resultados pagos, websites pagam por clique para ficarem no topo das pesquisas. Quanto maior o valor que estiver disposto a pagar pelo clique, melhor será sua posição.
Nos resultados orgânicos, quem ganha não é necessariamente quem paga mais, mas sim quem trabalha melhor o seu marketing digital. E o que isso quer dizer?
Não tente enganar o Google
Logo, se você, por exemplo, vende aquários e deseja que o seu público encontre o seu site quando estiver procurando aquário para betas, por exemplo, é necessário que o seu site tenha ótimas páginas a respeito para que o Google entenda que o seu site é relevante e apareça rápido para essa audiência.
Esse trabalho é o que se denomina SEO – Search Engine Optimization. Existe uma série de fatores para posicionar o site e isso precisa ser feito com responsabilidade. Não adianta implementar um dos critérios que definem o posicionamento sem uma base sólida. Vamos dar um exemplo!
É sabido que a palavra-chave precisa aparecer consideravelmente no texto. Ok. Então, você acha que pode escrever a palavra-chave umas 10x no meio do texto e deixá-las ocultas para que seu site fique na frente? Não mesmo! Isso será entendido como uma técnica black hat e poderá resultar em punições. Acredite, seu site pode ser banido do Google! Vai arriscar?
Por isso, seja muito responsável e busque posicionamento produzindo bom conteúdo seguindo as diretrizes dos buscadores. Isso leva tempo, mas se for feito da forma correta, trará bons e sólidos resultados.
Pessoal, não posso esperar meses por posicionamento!
Ok, ninguém pode, não é mesmo?
E é por isso que existem as Campanhas Pagas, ou seja, o investimento em Links Patrocinados!
Afinal, o que são Os Links Patrocinados?? São posições de destaque, pagas, que levam o visitante para o endereço do site do anunciante.
Vamos voltar ao exemplo do aquário para peixe beta. Se uma pessoa precisa especificamente desse aquário e insere o termo “comprar aquário peixe-beta” na caixa de busca, é porque provavelmente ela quer comprar esse produto. Então, se um vendedor ou site que anuncie esse produto aparecer em destaque nesse exato momento, é muito provável que terá o contato do seu potencial cliente. E se esse cliente fechar a compra, o valor terá pago, sem dúvida, aquele clique.
É claro que se esse comprador chegasse ao site do aquário sem precisar pagar pelo clique, seria mais lucrativo. Mas pense quantos aquários ele já não pode ter vendido até o site ter conquistado boas posições. Logo, não perca vendas! Se conseguir, invista em ambas modalidades: pagas e orgânicas;
Quem precisa te ver?
Como você pode se destacar do seu concorrente?
Somos imediatistas e lutamos contra o tempo. Assim, quanto mais rápida e assertiva a informação que se está sendo pesquisada, melhor a nossa experiência. Ok, nenhuma novidade.
Na corrida contra o tempo, os links patrocinados são ótimas oportunidades! Agora lembre-se do público menos imediatista, no público que pesquisa e é conquistado a médio e longo prazo.
Nos links patrocinados, você tem altas chances de atingir o seu público no momento em que ele precisa de você. Mas nos resultados orgânicos, você pode construir relacionamentos, entregar conteúdo relevante que conquiste mais que clientes, que conquiste fãs da sua marca. Agora, isso já é assunto para outro post. Você pode entender mais sobre essas estratégias nos posts:
Como os clientes irão até você, em vez de você ficar correndo atrás dele?
Conheça essa poderosa estratégia do Marketing de Conteúdo
Está procurando uma empresa experiente para cuidar da sua campanha de links patrocinados? Então, acessa o nosso site e converse com um dos nossos consultores!