O que é Slogan?

Tempo de leitura: 3 minutos

De certeza que já deve ter ouvido a palavra slogan milhares de vezes, mas afinal o que é Slogan? O slogan pode ser um dos fatores decisivos para o sucesso da sua empresa. Não sabe como? Veja aqui o que é, e por que ele pode ser indispensável para a sua empresa ou negócio! 

O slogan é uma frase simples e curta, que seja de fácil memorização, a qual é usada em vários contextos, desde políticos, religiosos, a comerciais. Essa frase é uma expressão de uma ideia, ou de algo que se vá fazer, ou que se queira fazer.

o que é slogan conceito

Vejamos mais detalhadamente o que é Slogan, e por que ele é tão importante para nós.

O que é Slogan – Conceito

O termo slogan tem a sua origem no gaélico (sluagh-ghairm). Em sua origem tem o significado de grito de guerra. Isto porque sluagh quer dizer exército, e ghairm significa grito / choro.

Assim sendo, podemos dizer que o slogan é um grito de guerra, o qual é usado por um grupo. E de fato era mesmo isso. Em alguns casos, podia significar um grito de chamada, o qual era usado pelos escoceses para reunir as tropas.

Este é o sentido literal da palavra, mas se quer saber o que é slogan, é importante olhar também para o seu sentido figurado.

Olhando para o mundo empresarial, podemos ver que existe uma guerra acérrima entre elas. A conquista de um lugar ao sol não é fácil, e requer constante aperfeiçoamento para atingir a posição desejada, superando a concorrência.

Como tal, para fins publicitários, o uso do termo slogan se refere a isso mesmo. É uma forma de as empresas disputarem a preferência das pessoas / consumidores quanto aos produtos e serviços que oferecem.

o que é o slogan

Sabe aquela frase que sempre que ouvimos lembramos da empresa ou do produto? Essa frase é o slogan. Ele é muito usado em comerciais de TV, em propagandas na rádio, entre vários outros meios de comunicação, como mecanismo de fixar o nome da marca e a ideia a ela associada na mente dos consumidores.

Agora que já sabe o que é Slogan, vamos ver algumas regras para fazer um muito bom para a sua empresa.

  • Recorra a frases curtas
  • Faça uma frase simples
  • Devem estar presentes as características da sua empresa, ou do produto
  • Deve ser uma frase que fique facilmente na memória
  • Deve sintetizar o posicionamento da sua empresa
  • Deve sempre incluir o slogan nas ações de comunicação
  • Pondere conjugar o slogan com o logotipo

Pense em alguns slogans famosos. Já imaginou como seria se essas empresas tivessem outras frases caracterizando a empresa? Talvez não tivessem o mesmo impacto, certo?

Por exemplo, a Coca-Cola. Ela é a marca mais forte do mundo, ou pelo menos se encontra no top 10. Foram vários os slogans que eles lançaram, mas todos eles ficaram na nossa memória, e transmitem exatamente a força que a marca tem. Vejamos alguns dos mais famosos:

  • Essa é a Real
  • Coca-Cola é isso aí
  • O lado Coca-Cola da vida

Agora que já sabe o que é slogan, pense muito bem no que você vai construir. Ele pode ser um dos diferenciais que tornarão a sua marca mais presente na mente do seu público