5 erros catastróficos na produção de conteúdo

5 erros catastróficos na produção de conteúdo

Tempo de leitura: 4 minutos

Existem 5 erros catastróficos na produção de conteúdo que detonam qualquer site. Temos de ter sempre em mente que atualmente a vida é uma correria, e o tempo cada vez é mais valioso. Assim, temos cada vez mais oferta de informação, e por essa mesma razão os nossos leitores devem encontram no nosso conteúdo uma mais-valia para a sua vida, e não uma perda de tempo.

Assim, o conteúdo que partilhamos com os nossos leitores deve ser feito com o maior cuidado, e deve ser escolhido com atenção. Devemos sempre ter em mente, em primeiro lugar, a satisfação dos usuários, e quando isso é feito, a produção de conteúdos de qualidade é quase impossível.5 erros catastróficos na produção de conteúdo a evitar

Lembre-se que existem milhares de páginas que estão fornecendo a mesma informação que você. É quase impossível escrever sobre algo completamente inédito, e é por isso que devemos ter ainda mais cautela na produção do nosso conteúdo.

Devemos sempre acrescentar algo para o nosso leitor, colocar a informação agradável aos seus olhos, com um bom layout, e imagens bacanas. Mas isto é aquilo que tem de fazer, agora vamos ver os 5 erros catastróficos na produção de conteúdo para conseguir evitá-los.

5 erros catastróficos na produção de conteúdo: fuja deles!

Existem muitos erros na produção de conteúdo, mas 5 deles arruínam qualquer estratégia de marketing digital e marketing de conteúdo. Veja aqui quais os 5 erros catastróficos na produção de conteúdo.

SER VAGO E COMPLICAR O QUE É SIMPLES

O maior erro de todos é não colocar as informações para os nossos leitores de forma clara e direta. Lembre: menos é mais.

Parágrafos intermináveis, cheios de detalhes, apenas confundem o leitor. Eles acabam não entendendo nada do que você está falando. Palavras caras, cheias de metáforas, alegorias, e afins, não são sinônimo de inteligência, especialmente neste caso.

Nós estamos falando para o grande público, e não escrevendo um livro para o prêmio Nobel. Por isso seja claro nas suas ideias, use exemplos, se for o caso, para ilustrar as suas ideias. Torne a leitura o mais agradável possível.

5 erros catastróficos produção de conteúdo

USO DE SEO EXCESSIVO

Obviamente que você precisa usar técnicas de otimização de SEO para sobreviver no mundo virtual, no entanto, quando usado em excesso, atrapalha a leitura do texto produzido.

Com certeza você já reparou que nós aqui nesse artigo usamos as nossas palavras-chave, mas temos o cuidado de não massacrar os nossos leitores com elas.  A regra é sempre pensar nos leitores em primeiro lugar e só depois no seu posicionamento no Google.

NÃO SABER QUEM É O SEU PÚBLICO-ALVO

Antes de sair escrevendo por aí, é fundamental saber para quem está escrevendo. Ter uma persona bem definida faz com que crie conteúdo apropriado para os seus leitores, e consequentemente vai de encontro ao que eles estão buscando.

Tem de descobrir um perfil que generalize o eu público e escrever diretamente para essa pessoa.

5 erros catastróficos produção conteúdo

NÃO BUSCAR AJUDA ESPECIALIZADA 

Um dos 5 erros catastróficos na produção de conteúdo está ligado à não procura de profissionais especializados na área para estabelecerem um planejamento de marketing de conteúdo.

Aqui tem duas opções: ou contrata uma empresa de marketing digital,  ou contrata um profissional interno.  Aqui vai depender da verba que sua empresa tem para dispor nesse setor.

Se você assumir essa tarefa, estude tudo a respeito. Se você se pergunta por que contratar uma agência, recomendo a leitura do nosso post a respeito 😉

DEIXAR A QUALIDADE DE LADO EM PROL DA QUANTIDADE

É sabido que o tamanho dos textos apresentados são muito importantes, mas um texto grande sem qualidade retira qualquer hipótese de ser bem sucedido.

O que acontece é que vai andar às voltas no texto,  trabalhando os mesmos pontos, basicamente dizendo o mesmo com outras palavras. Isso cansa o leitor.

Por isso deve sempre focar na mensagem que quer passar ao público, faça um post que seja mais denso,  que com certeza conseguirá escrever mais palavras sem ter de andar dando voltas ao mesmo assunto.

Não se esqueça de evitar esses 5 erros catastróficos na produção de conteúdo e mãos à obra!