Como ter um site de sucesso realmente? Não basta criar um site, é necessário seguir algumas práticas..afinal, milhares de sites são criados o tempo topo, mas apenas 10 ocupam a 1a página do Google, não é mesmo?
Se você precisa fortalecer sua marca ou gerar mais negócios, a internet é ótima para isso, começando pela criação do site.
Agora, se você é um ótimo empreendedor ou profissional de qualquer área, mas sem tantos conhecimentos de marketing e internet, confira esse post que vamos listar um passo a passo que você deve seguir não para criar um site, mas sim criar um site de sucesso!
Identidade visual, hospedagem cloud, cms do site, estratégias de tráfego..tudo isso pode parecer extremamente confuso.
Mas fique tranquilo que vou te mostrar de forma bem simples e objetiva quais são os 7 passos que vc deve fazer para conquistar clientes através da web investindo num projeto profissional de site com estratégia!
PASSO 1: Logo
O logo é o começo e, definitivamente, não comece com o pé esquerdo!
Se vc tem um negócio, imagino que vc precise se atentar a tantas coisas que tlvz o investimento num logo não receba a atenção merecida.
Tem profissionais que começam com um logotipo grátis de algum gerador ou tentam fazer por conta própria.
Preste atenção! isso é um verdadeiro tiro no pé.
Construir uma marca tem a ver com posicionamento e diferenciação.
Não seja mais do mesmo, a concorrência já está saturada disso.
Gere valor, contrate um logo profissional, ele vai estar presente em toda a sua comunicação.. nas redes sociais, em seu site, papelaria corporativa, ou seja..toda a sua identidade visual.
Não caia na ideia de que , depois que for grande, poderá voltar atrás e mudar.
São justamente os esforços em qualidade e diferenciação logo no início que ajudam negócios a crescer.
Dicas para criação de logo:
PASSO 2: Domínio
Registre o nome da sua marca e assegure a propriedade do seu domínio.
Fizemos um vídeo completo apenas sobre domínio, que vou deixar o link na descrição.
De forma resumida, o domínio será tanto o endereço do site quanto a extensão dos seus emails profissionais.
E, pense bem, o que o seu cliente achara mais profissional: receber uma proposta de suaempresa@gmail.com ou contato@onomedausaempresa.com.br ?
Mais dicas sobre domínio:
https://blog.agenciadosite.com.br/o-que-e-dominio/
PASSO 3: Hospedagem Cloud
Invista numa hospedagem cloud!
Muitas vezes, empresas começam com aquela hospedagem bem baratinha de qualquer host, mas a verdade é que vc vai utilizar uma hospedagem compartilhada com diversos sites diferentes.
Se algum desses sites abusar dos recursos do servidor… isso afetará o desempenho do seu site. E na web… velocidade e estabilidade são itens básicos para o sucesso do seu projeto online.
Já na hospedagem cloud, isso não acontece. Cada conta fica isolada e possui um limite de recursos.. se algum site vizinho exceder nos recursos disponíveis… apenas ele será afetado.
Melhores dicas sobre hospedagem:
https://blog.agenciadosite.com.br/hospedagem-compartilhada-cloud-dedicada/
PASSO 4: Site Profissional
O site é uma das principais ferramentas. É o espaço da sua marca, onde você poderá trabalhar para receber o tráfego online.
É nele que você receber solicitações de orçamentos, agendamentos ou fara suas vendas online.
No site, você poderá optar por um projeto one page – ou seja, uma única página, bem objetiva – ou um projeto multi-páginas onde você conseguirá organizar melhor seu conteúdo.
Se você tem pouco tempo e não sabe o que dizer, seja prático:
a) breve informação sobre a marca,
b) áreas de atuação,
c) dados de contato e
d) um botão flutuante de atendimento. Pode ser um link para seu whatsapp ou um formulário de mensagem que direcione para seu email.
Preste atenção nessa sacada:
Site é dinâmico e sempre poderá ser atualizado. Alguns empreendedores ficam meses em revisões. A dica é colocar o site no ar na medida que estiver bem alimentado e prosseguir continuamente com as atualizações sem esperar que esteja “100% perfeito” para publicar.
Não espere a perfeição pois ela nunca chega, a excelência é sempre perseguida e, se não aceitar isso, o projeto nunca acabará! Pense nisso 😉
O guia completo sobre como criar um site você confere nesse post:
https://blog.agenciadosite.com.br/como-criar-um-site/
PASSO 5: Segurança
Não seja hackeado!
Existem 2 principais motivos para invasão: site antigo e roubo de senha.
Mantenha a plataforma do seu site sempre atualizada e proteja seus dados e acessos.
Por fim, ative um certificado ssl junto ao seu provedor de hospedagem. Isso evitará aquela mensagem “não seguro” logo na aba de navegação.
Fizemos alguns posts sobre segurança de site, confira:
PASSO 6: Tráfego Pago = Anúncios
Site sozinho não gera acessos.
Invista em campanhas, depois que o seu site estiver pronto, para atrair visitas e gerar contatos.
Você poderá investir nos anúncios do Google ou anúncios do Facebook.
Mídia paga é que o trará visitas no curto prazo.
Se você tiver uma campanha bem estruturada, otimizada e monitorada, os resultados poderão ser fantásticos.
Aqui, a grande sacada é: monitore e identifique quais palavras-chaves estão gerando conversões. À medida que identificá-las, escale o valor investido e remova os termos que não geram conversões.
Dicas sobre google ads nesse post:
PASSO 7 : Tráfego Orgânico
Google e Mídias Sociais!
Agora, para não depender apenas de anúncios, existe sempre o tráfego orgânico.
Ou seja, trabalhar para conquistar posicionamento nos resultados normais do Google e acessos orgânicos pelas redes sociais.
Nesses casos, a conquista é a longo prazo.
Nas redes de pesquisa do Google
Você deverá trabalhar na otimização no site, também conhecido como SEO e investir na geração de conteúdo de qualidade, ou seja, publicar artigos no blog do seu site.
Nas redes sociais
Você deverá engajar seu público também com conteúdo.
Aprenda a melhor estratégia para mídias sociais nesse post:
Conclusão
Agora que você recebeu um overview do passo-a-passo para se posicionar na internet, há 2 caminhos:
a) Você poderá aprender item por item e gerenciar suas campanhas, controlando todas as ações envolvidas em cada uma das etapas…
b) Ou considere contratar uma agência de marketing digital que cuide de forma coordenada integrando profissionais com todas as competências envolvidas.
O importante é perceber que existem diversas frentes a serem trabalhadas e os resultados são como investimentos: é necessário diversificar, aportar e escalar sempre para conquistar retornos cada vez melhores.